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domingo, 4 de abril de 2010

GP da Malásia - Vettel brilhante. Hamilton nem tanto assim.

Do meu ponto de vista o ponto alto do espetáculo sem dúvida foi o “corredor malaio” composto por uma fila de meninas contratadas para bater palma, sorrir e por fim, fazer o caminho do pódium mais gracioso.

Claro, a corrida em si foi ótima e eu falo das meninas porque gosto de corridas e mulheres também. Dessa vez, eu que sou parte de uma longa fila de críticos da Globo, vou ter que fazer justo côro com Galvão Bueno quando êle diz que a F1 atual á aquela que queremos ver. E de fato está muito mais perto disso do que esteve em passado recente.

Apesar de alguns abandonos tudo colaborou para um bom espetáculo. A chuva que poderia tornar a corrida emocionante não fez falta nesse aspecto. Na verdade o tempo sêco colaborou para que não houvesse batidas que poderiam ter tirado muita gente da disputa.

Quem tentou tirar o máximo dos pneus retardando o quanto pudesse o pitstop, acabou fazendo um bom trabalho. Caso de Alonso que teria conseguido ultrapassar Button se o carro tivesse prosseguido na prova. Andou como ninguém, têve paciência para aceitar as ordens da casa e foi um bocado ousado ao ser o último a parar para a troca de pneus. Sem dúvida fez uma belíssima porva e usou tudo que sabe de corridas.

Webber por sua vez subiu no pódium com a expressão de quem tinha comido o limão mais azêdo da sua vida. A atuação dêle mostrou algumas coisas bem significativas. Largou mal e o seu companheiro não de moleza e foi liderar desde a primeira volta para vencer. Webber não é tão combativo como Vettel. Mas consegue andar no tempo dêle o que significa em outras palavras que a equipe, termo que eu destaquei ontem, tem bons ingredientes para vencer esse campeonato. Webber é rápido mas claramente necessita de referência, bem mais que o vencedor da prova, Sebastien Vettel. Vencedor que por sinal foi brilhante não cometendo nenhum erro e apareceu como o pilôto a ser batido. Parabéns à êle.

Outros dois que merecem ser destacados são Kubica e Sutil. Hamilton se deu bem na verdade porque não foi punido. A história desse GP poderia ter sido outra se a sua manobra na reta fôsse interpretada de outra forma. E tanto a dificuldade de Hamilton em se manter à frente de Petrov, como a consistente atuação de Kubica mostram também que os motores Renault são sim páreo para os Mercedes.

Caso oposto dos Cosworth. Rubens fez o que se consegue com um carro que visívelmente não tem reta, como costumamos dizer. Os dois da equipe Williams na prática não tiveram uma bôa atuação. Novamente eu cito o têrmo equipe, que é coisa que neste ano está em evidência. A equipe Williams não está em condições de fazer mais do que tem feito e a Red Bull que está encostando na Mercedes na pontuação tem sim chances de subir ao segundo lugar e brigar por um título.

As duas próximas provas vão dar uma noção do futuro desse campeonato pois as pistas da China e da Espanha dão performances similares à de hoje. Se a Red Bull repetir a dose de hoje mais duas vêzes, o campeonato começa a ter favoritos claros. E isso é bem provável que aconteça.

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