Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

GP da Espanha - o quailifying mais interessante dessa temporada

Red Bull the best

Sem dúvida foi a classificação mais interessante dêsse campeonato. Não surpreende a Red Bull na frente, é o carro do ano. Estranho é Mark Webber mais rápido que Vettel. Mas acho que a explicação é essencialmente estratégica. As McLaren andam muito forte e muito próximas. Se alguém bobear na classificação elas podem ficar na frente. A diferença entre Vettel (2o.) e Hamilton (3o.) é de 0,7s, coisa que Hamilton pode administrar durante a prova pois aqui se trata de tempo de classificação. Amanhã largam lado a lado e as surprêsas podem aparecer. Os treinos livres começaram num dia muito frio e hoje bem mais quente e portanto os pneus sofrem mais nessas condições. É muito provável que na largada Vettel tente colocar Webber entre êle e Hamilton e a possibilidade de ultrapassagem do inglês vá para o vinagre. Outra possibilidade é uma pit stop mais tardio de Vettel enquanto o seu companheiro serve de coelho na ponta do grupo. De qualquer maneira a Red Bull é candidata à vitória pois tem um carro realmente fantástico.
Não parece ser apenas potência

O mais comentado desfalque de hoje foi Rubens que no final do Q1 foi chamado no rádio pela equipe e logo depois encontrou Bruno na frente e as duas situações mataram a sua volta rápida. São ossos do ofício. Muitos pilôtos no passado precisaram administrar essa condição de num determinado momento precisarem desviar de alguém mais lento justamente durante a classificação. Em certas condições isso não atrapalha mas dependendo de onde ocorre resta como opção aliviar e aí aquela volta é perdida. Apesar disso eu fiquei com a impressão de que a Williams, fora o notório problema de potência, tem também um de aderência. Nico Hulkenberg se deu melhor mas também não saiu do habitual e no finalzinho do Q2 deu uma escapada com os pneus já aquecidos. Ontem êle saiu da pista e bateu. Durante a classificação em nenhum momento Rubens conseguiu um tempo significativo. Normalmente êle trabalha muito bem na classificação e fico portanto suspeitando de que não tem carro suficiente para uma participação mais destacada. Nesse fim de semana nem êle nem Hulkenberg conseguiram andar abaixo de 1:22 e hoje Rubens ficou pior ainda que nos treinos livres. Sugere que a temperatura que variou de frio para quente têve influência.

Pormessa de bôas brigas durante a prova

Hamilton, Alonso e Button prometem brigar feio durante a prova. O tempo que os separa é muito pequeno e estiveram o tempo tôdo nas primeiras posições. Massa que disse ter achado o ideal para o treino parace ter perdido isso no meio do caminho. Começou bem e foi sendo alcançado continuamente pelos outros até terminar com um distante 9o. tempo na casa de 1:21. Quem trabalhou muito bem foi o nipônico Kobayashi que pode ser considerado a mais recente revelação. Não apenas fechou o treino no Q3 mas também ficou na frente do seu companheiro, Pedro de La Rosa.

Lá no final os de sempre, agora com a companhia de Rubinho que provávelmente vai ganhar posições logo na largada, mas sem chances de fazer uma corrida muito bôa pois é apenas o 18o.

Nenhum comentário: