(imagens: GP3 Series)

O primeiro líder desse novo campeonato é o canadense Robert Tyler Wickens de 21 anos, pilôto da equipe Status Grand Prix.
Iniciou a sua carreira no kart em 2004. Em 2005 pela primeira vez pilotou um monoposto na Fórmula BMW americana. No ano seguinte sagrou-se campeão da categoria. Em 2007 disputou a Champ Car Atlantic finalizando em 3o., registrando uma vitória na categoria pela equipe Red Bull/Team Forsythe. No mesmo ano realizou 4 provas na Fórmula Renault pela Carlin Motorsports. Tambem em 2007 ingressou na A1GP pelo time canadense, registrando uma vitória e uma volta rápida, finalizando o campeoanto em 9o.
Em 2008 prosseguiu na A1GP e disputou a F-Renault e a F3 Euopéia. Em 2009 disputou a F2 terminando o campeonato em 2o. lugar. Tambem participou da F3 Européia, F3 Inglêsa e da F-Atlantica somando 7 participações nessas 3 categorias.
Em 2007 têve a sua primeira oportunidade de entrar em contato direto com a F1, quando foi selecionado para realizar apresentações nas ruas do México e Singapura com o carro de F1 da Equipe Red Bull. Para isso precisou cumprir a etapa inicial de adaptação realizando treinamento no simulador da equipe.
Na primeira etapa da GP3 na Espanha, Wilckens classificou em terceiro e terminou a primeira prova do fim de semana em 4o. Na segunda prova, realizada no Domingo, terminou em segundo tendo largado em 7o. por conta da inversão de grid, somando assim 11 pontos, o que resultou na liderança do campeonato.
Seus companheiros de equipe na Status são o russo Ivan Lukashevich, de apenas 19 anos, e o libanês nascido em Ontário, Canadá, Daniel Morad de 20 anos.
Wilckens não esconde a sua meta ambiciosa de pertencer ao fechadíssimo círculo da F1 já em 2011, afirmando que as provas da GP3 que ocorrem no mesmo fim de semana da F1 são a sua grande oportunidade de mostrar o seu potencial de pilôto.
A próxima etapa da categoria será no final de Maio em Istambul, Turquia. Abaixo a tabela de classificação do campeonato (clique para ampliar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário