Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Arte e Velocidade - uma junção de emoções

Há duas coisas que eu admiro nas pessoas. A capacidade de escreverem bem e o dom de serem artistas. Se as duas habilidades coexistirem são pessôas diferenciadas. Melhor diferenciadas ainda se conseguem ligar a arte com a competição de velocidade.

Um exemplo clássico no nosso território automobilísto é o artista plástico Anísio Campos que dispensa apresentações. São famosas as suas ilustrações, como por exemplo as que foram feitas para o calendário da Mahle Metal Leve. Outro exemplo muito conhecido são as pinturas de capacete do Sid Mosca.

Gosto quando vejo uma obra que retrata a adrenalina que experimentamos em uma pista de competições. Os artistas que retratam essas cenas, em algum momento captaram a dinâmica de uma prova de velocidade e à sua maneira expressaram o que fotografaram nas suas mentes.

A artista plástica Mariza Vitória Pettinelli é a autora da obra que ilustra esse post. Logo abaixo da imagem há um pequeno texto seu que descreve a fase durante a qual a obra foi realizada. Além de pintora também escreve muito bem e tem o seu blog para manifestar os seus momentos de abstração longe dos pincéis, quando escreve sobre vários temas, entre êles poesia ou interessantes passagens de família de origem italiana, e religiosidade.

O blog Artesmil pode ser acessado clicando aqui. Vale a pena ler.

Não bastassem essas primorosas capacidades, também é pianista de ouvido, o que se caracteriza como uma união incomum de habilidades.

Fazendo côro com a famosa frase de Emerson - Eu recomendo.
 
 
“Após alguns anos de estudo com o renomado Prof. Rodrigues Coelho, que definiu minha obra como expressionista, optei por registrar figuras do esporte, aliados a um desenho de movimentos fortes, necessários para imprimir em minha obra naquele momento.
Então coloquei  em várias exposições pelo Brasil, minha série “Esportes”, com quadros sobre Futebol,  Pólo,  Motociclismo,  Hipismo , Golfe  e alguns esportes aquáticos, como o Surf. Foi um momento de valorização da figura humana, aliado á descoberta de técnicas contemporâneas de movimento.”-

Mariza Vitória Pettinelli

Nenhum comentário: