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segunda-feira, 7 de junho de 2010

F1 - Webber e Vettel continuarão na equipe

O mercado de pilôtos de F1 para 2011 já deu os passos iniciais. É sempre nessa época do ano que começam as especulações sobre o futuro de cada pilôto. É nessa hora que as conversas começam a surgir pois ninguém pode contratar um pilôto de última hora. Fernando Alonso já patrocinou uma espera muito longa em final de temporada, coisa que não é comum no meio. Hoje em dia não há muito o que discutir e nem tempo a perder.


As equipes da frente são sempre as mais interessadas em definir o que esperam para a temporada seguinte pois não querem perder o bonde dos bons resultados. Se a equipe vai bem isso se deve também aos pilôtos e é natural que queiram se definir com êles antes que alguém o faça.

Ainda na etapa inicial do campeonato há uma confirmação e uma dúvida práticamente extinta. Webber continuará na Red Bull em 2011 junto com Vettel. Espero que isso inclua um acordo pessoal de uso de retrovisores. É uma dupla que vai dar definição no campeonto de 2010 e justifica-se a manutenção pois não se espera uma diminuição de performance.

Felipe Massa não anunciou oficialmente mas consta que está de contrato certo com a Ferrari para 2011. E é claro que será companheiro de Alonso. Isso será interessante para a torcida pois vai alimentar as expectativas sobre uma disputa interna. Alonso é muito rápido mas Massa está na Ferrari por ser rápido também.

Na Mercedes não há razões para se discutir mudanças e dessa forma aqui já há 3 equipes teóricamente definidas para 2011. Kubica não discute públicamente a renovação com a Renault mas não desmente, afirmando que gostaria de prosseguir com o time. Meu palpite é que Kubica fica na Renault por conta da definição das outras e pelo fato de que o russo Petrov ainda está no seu primeiro ano e assim Kubica é a sua referência interna.

O restante só poderá ser especulado no segundo semestre. Mas onde seria interessante saber que mudanças poderim ocorrer seria nas do fim do pelotão. Falou-se na semana passada que Senna poderia perder a sua vaga. A questão da Hispania é muito clara, se aparecer algum endinheirado que salve a equipe da insolvência, êste pode ocupar o lugar de Senna. E aí ficaria a pergunta que tôdos fariam - para onde êle iria? Isso seria um hiato na carreira dêle?

No meu entender não. O carro da Hispania é tão ruim que o fato do pilôto apenas conseguir pilotar já uma demonstração de habilidade e espírito aventureiro. É um carro que não dá chances de avaliar performance, caso muito diferente de equipes como Williams e Renault.

Mas o que coloca dificuldades para Bruno Senna é a ótica da F1 que deixou passar batido a qualificação e nível de compromisso da equipe lá no seu início. Não podemos nos esquecer que outra equipe novata até fêz pior que a Hispania, a USF1.

Esta acabou fazendo um pilôto argentino, cujo nome não me recordo agora, ficar não apenas sem vaga mas também com o nome fora da lista dos novatos. A USF1 de Peter Windosor não passou da mais patética promessa da categoria até hoje. E essas promessas não cumpridas acabam prejudicando pilôtos pois os seus nomes passam para um esquecimento mesmo que momentâneo.

Não adianta se iludir. O que faz um pilôto sentar num F1 não é a superlicença, é a grana. A autorização está implícita na contexto.

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