Spa é sem dúvida a pista mais desafiadora da F1. Até o clima entra como fator de complicação. O qualify deu uma idéia do grau de previsibilidade da prova desse fim de semana. Nós vimos hoje a primeira apresentação das equipes nessa pista, mas houve antes os treinos livres em pista seca e úmida, e portanto as equipes tem um noção do comportamento dos seus carros nas duas condições. O que não teem noção é das reais possibilidades climáticas, e isso torna o final de semana atraente para o público.
Logo na primeira volta, respeitadas as devidas gigantescas diferenças, Petrov passou por uma situação na qual me vi na minha primeira corrida de campeonato amador. Pista seca, zebra úmida e grama ainda molhada. Se na escapada voce põe apenas as rodas de um lado na zebra, ainda é possivel tentar alguma coisa. Se entra com as quatro aí a aderencia desaparece. Se entra na grama voce vira passageiro de vez. E assim, Petrov ocasionou uma bendeira vermelha logo no inicio do Q1.
Choveu numa parte da pista no Q1, no Q2 pista seca e no Q3 de novo chuva no meio do caminho. Se há uma coisa que é ruim em pista é estar meio molhada e meio seca. Qualquer errinho e vai-se embora. Assim foi que Trulli acertou a traseira de Di Grassi e este além de ficar fora da disputa com o carro avariado, ficou na incomoda posição de estar de frente para todo o grid. Teve sorte de não ser colhido de frente pelo alemão e assim conseguir levar de volta o carro para o box. As escapadas prosseguiram e ninguem conseguiu uma pilotagem efetivamente limpa.
No final a classificação não reflete as reais possibilidades das equipes em condição climática constante, seja esta chuva ou seco. Reflete sim o grau de dificuldade que todas as equipes terão para fazer as escolhas certas. A estratégia deve falar alto amanhã. E a precisão e a paciencia dos pilotos será posta a prova caso o tempo permaneça instável como hoje.
A briga de foice no campeonato permanece entre McLaren´s e Red Bull´s e as Ferrari´s não se deram muito bem, mas isso não quer dizer que o mesmo se dê durante a prova. Na verdade é tudo incerto e não há como se prognosticar algum resultado. Sem dúvida as Ferrai´s farão o seu papel durante a prova e incomodarão caso as condições climáticas sejam estáveis. Não vejo nada que garanta que as McLaren´s e as Red Bull disputem essa prova alheias à performance das Ferrari´s.
Pole pelas luvas de Webber com Hamilton apenas 0,1 s atrás. Kubica se deu bem e vem em 3o. lugar 0,4 s mais lento que Webber. Se largar bem pode fazer uma belíssima prova. Mas Vettel está uma posição atrás no mesmo segundo e pode se dar bem numa boa largada.
Rubens pra variar faz gato e sapato na chuva e larga em sétimo lugar numa corrida que é marco histórico na carreira dele e na F1. Com certeza vai pilotar a prova inteira com a cabeça o que não significa pouca combatividade. Não tenho dúvidas de que ele deseja terminar essa prova com uma bela apresentação. E conseguirá.
Logo na primeira volta, respeitadas as devidas gigantescas diferenças, Petrov passou por uma situação na qual me vi na minha primeira corrida de campeonato amador. Pista seca, zebra úmida e grama ainda molhada. Se na escapada voce põe apenas as rodas de um lado na zebra, ainda é possivel tentar alguma coisa. Se entra com as quatro aí a aderencia desaparece. Se entra na grama voce vira passageiro de vez. E assim, Petrov ocasionou uma bendeira vermelha logo no inicio do Q1.
Choveu numa parte da pista no Q1, no Q2 pista seca e no Q3 de novo chuva no meio do caminho. Se há uma coisa que é ruim em pista é estar meio molhada e meio seca. Qualquer errinho e vai-se embora. Assim foi que Trulli acertou a traseira de Di Grassi e este além de ficar fora da disputa com o carro avariado, ficou na incomoda posição de estar de frente para todo o grid. Teve sorte de não ser colhido de frente pelo alemão e assim conseguir levar de volta o carro para o box. As escapadas prosseguiram e ninguem conseguiu uma pilotagem efetivamente limpa.
No final a classificação não reflete as reais possibilidades das equipes em condição climática constante, seja esta chuva ou seco. Reflete sim o grau de dificuldade que todas as equipes terão para fazer as escolhas certas. A estratégia deve falar alto amanhã. E a precisão e a paciencia dos pilotos será posta a prova caso o tempo permaneça instável como hoje.
A briga de foice no campeonato permanece entre McLaren´s e Red Bull´s e as Ferrari´s não se deram muito bem, mas isso não quer dizer que o mesmo se dê durante a prova. Na verdade é tudo incerto e não há como se prognosticar algum resultado. Sem dúvida as Ferrai´s farão o seu papel durante a prova e incomodarão caso as condições climáticas sejam estáveis. Não vejo nada que garanta que as McLaren´s e as Red Bull disputem essa prova alheias à performance das Ferrari´s.
Pole pelas luvas de Webber com Hamilton apenas 0,1 s atrás. Kubica se deu bem e vem em 3o. lugar 0,4 s mais lento que Webber. Se largar bem pode fazer uma belíssima prova. Mas Vettel está uma posição atrás no mesmo segundo e pode se dar bem numa boa largada.
Rubens pra variar faz gato e sapato na chuva e larga em sétimo lugar numa corrida que é marco histórico na carreira dele e na F1. Com certeza vai pilotar a prova inteira com a cabeça o que não significa pouca combatividade. Não tenho dúvidas de que ele deseja terminar essa prova com uma bela apresentação. E conseguirá.
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