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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Kart São Paulo - supresas na ultima etapa e expectativa para o Endurance


Devido a certos atrasos meus no trabalho não tive como comparecer na etapa de Agosto do Kart São Paulo 2010. Mas ao menos o Werner Heying me trouxe os resultados da cronometragem das duas baterias e assim pude ver algumas coisas interessantes.

Na Light, o meu grupo, largaram 25 karts que completaram 16 voltas  no circuito 1. O vencedor foi Antonio Niwa, em segundo Wagner Queiroz, em terceiro Anderon Hawat, quarto Marcelo Nogueira, quinto Murilo Muniz e sexto José Tomaz. Na pontuação do campeonato da Light o ponteiro é o Niwa com Marcelo Nogueira em segundo, Anderson em terceiro e Wagner Queiroz em quarto. Do primeiro ao quarto há uma diferença de apenas 7 pontos e isso sinaliza um final de campeonato bem disputado. Eu que não pontuei nessa, fui para a 18a. colocação com apenas 40 pontos e portanto sem chances de fazer algo nesse campeonato.

Na Master largaram 17 karts que fizeram 19 voltas. O vencedor foi Eder Santos, seguido do chefe Otto, Mário Toshio, Maurício Mota, Fábio Komatsu, e Pedro Rosinha. Estranho nessa prova foi a colocação do Giba Gallucci e do Mogar. Um deles teve pneu furado, não me lembro quem. No campeonato da Master o chefe figura em primeiro, seguido do Eder Santos, Mogar, Abdo e Mário Toshio. Entre esses há uma diferença de 18 pontos do Eder para o Toshio. É nesse grupo que vai se dar a disputa pelo campeonato desse ano.

Hoje, 23/08, teremos o Endurance noturno do Kart São Paulo para duplas ou trios e eu vou participar com o Zé Ayres. Serão 2:30 hrs de prova com 10 minutos de classificação. Como acontece em qualquer endurance no amador, a sorte com o equipamento conta bastante, mas nesse caso onde apenas uma troca é obrigatoria e sem limite de tempo de pista, a performance constante vai determinar quem vai disputar as melhores posições. Não sei qual será o traçado mas, fazendo algumas contas rápidas aqui, teremos 10 minutos de classificação e possivelmente uns 5 de alinhamento. Disso restam 135 minutos de prova. Dessa forma, caso a volta se desse em um minuto na média, uma diferença de 0,44s resultaria em uma volta inteira durante toda a prova. Essa conta hipotética serve de parametro afim de se avaliar a preformance na pista e se prever trocas. Claro, isso precisa ser checado na pista pois estou lançando um tempo de volta hipotético. Além disso é preciso lembrar que um tanque de combustível dura aproximadamente 1:30, portanto mais que a metade da prova. Hoje à noite vamos ter uma prova muito gostosa. Faz muito tempo que não participo de um endurance e vou ficar contente de estar neste. Amanhã os comentários. Até lá.

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