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domingo, 29 de agosto de 2010

Spa - Hamilton vence e Vettel ajuda a definir quem é segundo piloto.

A corrida foi de fato surpreendente e o grande complicador foi a instabilidade climatica, que deu na corrida o mesmo toque de dificuldade do qualify. Mas quem deu o toque final foi Vettel que acabou patrociando o primeiro ato que deve levar à definição dos compenatos de pilotos e de construtores.

Webber largou muito mal e perdeu logo na saída a vantagem de ser pole position e caiu para a sétima colocação no início da primeira volta. Assim Hamilton assumiu a ponta da corrida que ganhou seguido de Robert Kubica e Button. Na volta de apresentação o ceu estava com cara feia e a umidade da pista já se fazia visivel. Tanto Rubens como Schumi começaram com pneus duros e isso fazia prever deles uma corrida inteiramente técnica. Da parte de Schumi mais ainda pois tinha sido penalizado pela atitude na Hungria e assim trabalho o fim de semana todo em função de uma corrida de recuperação. Mas a chuva iria mudar a história do GP logo no começo para todos os pilotos.


Veio a chuva no início da prova e Rubens não teve como frear e acertou Alonso na lateral traseira, sendo que a destruição ficou práticamente toda no carro de Rubens que abandonou bem no início a sua participação no GP de numero 300 da sua carreira. Claro que não gostou disso, mas são ossos do ofício e agora é hora de pensar em Monza.

Alonso foi aos boxes e voltou para a pista já com pneus intermediários. Mas evidentemente sem a garantia de que teria água na pista que fizesse esses penus serem úteis. O Safety Car havia entrado na pista por conta da batida de Rubens. Ninguem sabia o que poderia acontecer em relação à chuva. E assim foi que Alonso voltou aos boxes na volta 5 para trocar pneus novamente pois a pista secou.

Na volta 11 Petrov viveu seu dia de perícia e agressividade ultrapassando Rosberg de forma muito disputada e limpa, e este acabou perdendo algum terreno na situação e foi em seguida ultrapassado pelo seu companheiro de equipe, Schumi.

Estavam na frente Hamilton, Kubica e Button. A Renault mostrou que Kubica pode interferir no resultado do campeonato e isso pode significar que a Ferrari deve disputar posições na proxima prova com a Renault. Assim a McLaren, teóricamente fica mais livre para se preocupar mais com a Red Bull do que com as outras. Mas Vettel acabou sendo a pessoa que criou as condições para que se defina quem é segundo piloto na McLaren e na Red Bull. Na volta 17 perdeu o controle do carro ao atacar Button e o acertou de lado perfurando o radiador do ingles. Button ficou fora da corrida e andou para trás no campeonato. Mas Vettel pode voltar aos box e depois à prova, mas acabou recebendo drive through, cumprido na volta 17, e assim ficou com a corrida inteiramente comprometida.

Espaço livre então para os tres da frente disputarem os seus pontos. Hamilton na liderança, seguido de Kubica e Webber. Mais tarde, na volta 26, Vettel perfurou o pneu traseiro esquerdo ao disputar posição com Liuzzi e aí as suas chances de qualquer recuperação foram para o grupo das lembranças amargas.

No final da corrida vem novamente a chuva e dessa vez decidida a ficar. E Alonso iniciou o cenário que definiria a prova. Rodou após ter atingido a zebra e ficou atravessado na pista ocasionando mais um Safety Car. Como havia água suficiente na pista para pneus extreme, os ponteiros foram para o box. E aí Webber conseguiu pular para a segunda colocação pois o pit de Kubica foi mais longo que o esperado e voltaram para a pista na condição em que a prova terminou, com Hamilton vencendo, Webber em segundo e Kubica num terceiro lugar que eu classificaria de brilhante não fosse a trapalhada no seu ultimo pit quando não conseguiu parar o carro na posição certa.

Como resultado, Webber w Hamilton estão a 3 pontos um do outro e o terceiro é Vettel, a quem tenho certeza que a equipe lhe pedirá o desprendimento necessário para colaborar com o companheiro de equipe na ultimas provas do ano.

Na McLaren Button dificilmente recuperaria a distancia que tem para Hamilton e deve ser daqui em diante o segundo piloto da equipe até a ultima prova de 2010. Na pontuação, Kubica está muito perto de Massa mas longe de Alonso, mas na performance pode até continuar andando na frente das Ferraris. Isso significa que o polones deverá brigar até o final do ano provavelmente com a McLaren prova a prova, sendo perseguido por Alonso que deve contar com o apoio de Massa nas próximas provas. Francamente eu vejo que o grande atrativo desse campeonato será a disputa pelo terceiro lugar e os subsequentes, pois é cada vez mais claro que Hamilton disputará o título com Webber.

E isso não significa que as corridas devem ser chatas pois a diferença de pontos deles é pequena o suficiente para ser alterada até mesmo num pit stop infeliz.

A próxima será em Monza, dia 12/09 às 9:00 da manhã.

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