A Red Bull vai lamentar dois momentos desse campeonato de 2010. Com a pontuação do campeonato de pilotos mostrando um diferença de apenas 3 pontos a favor de Hamilton e com as duas equipes com uma diferença de apenas um ponto no campeonato de construtuores a favor da Red Bull, a possibilidade de a Red Bull perder a liderança em Monza ficou muito grande.
E os dois momentos aos quais me refiro são específicamente os que Vettel patrocinou neste ano, uma vez colocando o seu compenheiro de equipe para fora e assim tirando-lhe as chances de um resultado melhor, e hoje ao sair ele mesmo da pista após uma manobra descuidada num momento em que a pista estava perigosa.
Não fossem essas duas passagens a história desse campeonato seria outra e a Red Bull estaria começando a administrar pontos a partir de hoje. Melhor para a McLaren que subiu na performance ao longo do campeonato e assim Hamilton, o mais bem colocado da equipe, precisa se ocupar agora muito mais com um único piloto. Bem melhor do que se ocupar com mais dois ou tres.
Quando Emerson Fittipaldi conquistou o seu título nessa pista em 1972, as coisas não eram tão favoráveis assim para ele naquela corrida propriamente. No trajeto para a pista o carro titular caiu do caminhão e ficou suficientemente avariado para não poder participar. Emerson usou o carro reserva que apresentou um vazamento de óleo mas se comportou bem na corrida. Ele sabia da fragilidade do carro e considerava a incerteza relativa à condição de reserva do seu carro. Levou na ponta dos dedos e na sua frente, fugindo dele, quebraram Stewart e Ickx. Vitória na corrida para Emerson e no campenato tambem.
Os carros de F1 mudaram demais de lá para cá, se tornaram muito mais previsíveis. Não quebram motores, freios, cambios, suspensões. Não da mesma forma como acontecia no passado, quando as quebras eram mais frequentes. Tambem a direção da engenharia desses carros segue padrões globais que antigamente não existiam. Todos têm mais ou menos a mesma potencia, usam o mesmo tipo de cambio e de freios. As grandes diferenças ficam por conta da pilotagem, da aerodinamica e dos ajustes para cada prova. É por isso que as diferenças entre eles hoje são muito menores do que no passado. A tabela de voltas rápidas da prova de hoje mostra uma diferença pequena entre Hamilton e Webber, os dois mais rápidos.
É de se esperar que em Monza se dê algo parecido ou igual. Mas a prova de Monza não pode ser prognosticada em função de Spa, apenas por serem dois circuitos velocíssimos. As condições climáticas de Monza costumam ser estáveis. Pode-se pensar numa prova com pista seca, condição em que os carros podem dar tudo. Entendo que as condições da prova de hoje fez tudo convergir para Monza.
Fazendo-se um restrospecto desse campeonato, pode-se ver que a McLaren está hoje mais competitiva e consistente, a Mercedes se mantém com as mesmas capacidades, a Ferrari melhorou claramente a performance e a Renault aparece como candidata à disputa nas pistas de alta. O próprio Petrov é um bom indicador disso. Assim, deveremos ver na frente as McLaren e as Red Bull. Kubica pode estar no meio desse bolo, levando-se em consideração a sua performance de hoje.
Mas há a Ferrari que vai correr na frente da sua torcida, a única torcida de equipe da categoria, e a equipe precisa tentar levantar a moral depois da imagem deixada na prova da Alemanha. E a torcida faz diferença nisso. Essa torcida veicula o nome da Ferrari tanto quanto o seu departamento de marketing. E no caso de torcida apaixonada como os italianos, não há muito espaço para compreenções. Sabem que uma vitória é muito difícil mas uma apresentação combativa é o que se espera. E essa visibilidade é o que empresas como o Santander querem. Assim, a Ferrari terá em Monza de um lado a torcida e de outro o patrocinador de Alonso. E isso nessa fase do campeonato vai ensejar os esforços que forem necessários para colocar os carros vermelhos na frente.
Mas se o resultado de Spa não serve de referencia provavel para Monza em virtude das variações imprevisiveis na corrida de hoje, então o que serve? O qualify de Spa pode ser um parametro quando observado no Q3. Lá se vê Webber na frente e Hamilton logo atrás. A corrida de hoje teria terminado com os dois nessas posições não fosse a péssima largada de Webber e o ultimo pitstop. E Kubica que classificou em terceiro acabou se beneficiando disso e pulando para segundo. Então tivemos como resultado em Spa os mesmo 3 nas 3 primeiras posições. Já as Ferrari se deram mal no qualify e Alonso que hoje abandonou a prova largou apenas em 10o., enquanto que Massa subiu duas posições a partir da largada, terminando em 4o. Quem pode se meter nesse bolo é Sutil que largou hoje em 8o. e terminou em 5o.
Por isso eu não acredito que as pressões sobre a Ferrari possam por si só colocá-la entre os da frente. Acho muito provável que na frente estejam as duas Red Bull´s e as McLaren´s, com uma chance clara de Kubica entrar nesse bolo. Não descarto a Ferrari mas não apostaria. É o que me faz pensar que Monza será o divisor de águas nesse campeonato, simplesmente porque Spa foi atípico do ponto de vista do uso das potencialidades totais.
Mas há mais pelo ano que justifica um empenho adicional em Monza. Depois vem Singapura, Suzuka, Korea, Interlagos e Abu Dhabi. E Korea é a grande incerteza. As obras estão muito atrasadas e ninguem correu lá e seria muito negativo não ter aproveitado bem Monza para estabelecer posição mais definida. Fora isso Singapura pode ser um empecilho para as equipes se o piso for o mesmo do ano passado. E se isso não bastasse a prova corre o risco de ser transferida para outra pista, coisa que no momento está apenas no plano das especulações e ainda não pode ser levado a sério.
Quem sai ganhando com isso são os torcedores brasileiros que vão ver o campeonato sendo decidido aqui em Interlagos, ou assistir a uma disputa feroz mas que leve a decisão para Abu Dhabi. De qualquer forma a corrida em Interlagos deve ser emocionante, mesmo que os brasileiros não tenham mais nenhuma chance em 2010.
Porgnósticos em corridas são meras conjecturas mas ao menos uma coisa já está muito clara a partir de Spa. McLaren, Red Bull e Ferrari já têm definidos que são os pilotos preferenciais para o restante dessa temporada. E e são esses que estarão disputando as 3 primeiras colocações no campeonato. Robert Kubica que mostrou hoje um desempenho muito bom, está muito distante de Alonso e o mais provavel que faça será diminuir essa diferença e não propriamente inverte-la a seu favor. Teremos portanto, daqui para frente, um campeonato a ser acompanhado prova a prova.
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