Páginas

sábado, 6 de novembro de 2010

Hulkenberg - pole surpreendente no estilo caixinha de surpresas

Hulkenberg surpreendeu no finalzinho do Q3 cravando uma fenomenal pole position, 1s a frente de Vettel e quase 2s a frente de Rubinho, que vai largar na sexta posição. Fica aqui evidente que a equipe do velho Frank lhe deu o que poderia de melhor para tentar um desempenho de ponta. O Hulk foi vencido pelos dollares da PDVSA que colocarão Pastor Maldonado no seu lugar.

A equipe cumpre dessa forma uma retribuição a um ano de estréia na categoria que não deixa dúvidas de que foi bom. Hulkenberg se beneficiará de uma boa apresentação que lhe dará melhor imagem na categoria, coisa que vai pesar no seu futuro próximo.

Mas o fato a se destacar é a precisão de pilotagem e a sensibilidade de reconhecer as condições momentaneas que exigem muita atenção e uma verdadeira finesse no trato com a máquina. Apesar de ter mostrado hoje essas qualidades, amanhã não é necessáriamente verdade que termine a corrida no pódium.

Se a prova transcorrer toda em pista seca é sabido que o rendimento do seu carro é inferior aos outros nessa mesma condição e isso irá colocá-lo progressivamente para trás. E eu apostaria nas Red Bull para uma prova inteira no seco, juntamente com Fernando Alonso na disputa. Na verdade o que as equipes que estão na condição de disputa fizeram hoje foi uma classificação estratégica que lhes valerá o reconhecimento das condições para uma prova com tempo imprevisto.

Nem a Alonso nem a Webber a pole é sumamente necessária e a posição de largada de um em relação ao outro tem uma importancia muito grande. Assim se por exemplo o próprio Hulk vencesse a corrida, isso não seria mais importante que a diferença de pontos entre os que têm chances de disputar o campeonato.

Nesse panorama podemos esperar por dificuldades de Alonso com Hamilton pois este está exatamente uma posição à frente do espanhol e não vai dar moleza para favorecer quem já foi seu rival no passado. Há a possibilidade de que Alonso consiga essa posição na estratégia, o que não significa que deixará de tenta-la pelos proprios meios. E assim estaria uma posição atrás do seu principal concorrente.

Não há duvidas de que a corrida de amanhã será emocionante e com prováveis surpresas, a começar pela própria condição climática. Quem tiver paciencia, estratégia e entrosamento com o time, vai fazer uma boa apresentação.

Nenhum comentário: