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domingo, 13 de março de 2011

Formula Vee Brazil - o primeiro pódium da categoria

O muito bem decorado carro vencedor da primeira etapa
conduzido por Nenê Finotti


No total foram aproximadamente 2 anos entre as primeiras discussões sobre o tema e a hora da bandeira de largada. Posso afirmar, por ter acompanhado, que foi uma batalha longa e dura desde as discussões iniciais que moldaram a idéia básica, passando pela dificil etapa de dar os primeiros passos para o surgimento do carro em si, até o momento em que os primeiros integrantes foram finalmente ao autódromo trajando os seus macacões e capacetes.

Então, ontem, 12 de Março de 2011, a categoria deu o seu primeiro passo concreto para existir na prática. Era necessária uma apresentação na pista, não nos moldes faraônicos de uma F1, mas pura e simplesmente andando na pista de competições. Esse é o momento em que definitivamente passa a existir uma categoria esportiva. A partir daqui todos os envolvidos estarão discutindo o que fazer para a próxima etapa, seja nos seus carros própriamente, seja na organização do evento. Já há a expectativa do prosseguimento, e isso é muito importante.

O cenário não poderia ser mais inquietante e gerador de expectativas. Sábado pela manhã havia uma fina e recorrente garôa. É claro que tôdos preferem pilotar no sêco, mas diferentemente do que pensaram em agregar à F1, aqui chove de verdade e não de mentirinha.

A prova estava marcada para o final da tarde após as 16:00. Mas devido a uma série de atrasos, a prova de 30 minutos foi finalizada aproximadamente às 18:10, com as luzes do autódromo já acêsas.

Essa demora causou uma expectativa e um certo cansaço psicológico pois tôdos chegaram lá antes das 9:00 da manhã. E ninguem estaria disposto a desistir de nada e nem tirar ao menos uma soneca. O box 17 foi-se enchendo aos poucos e os comentários e perguntas foram se avolumando.
O box 17 acabou se tornando concorrido, havia muita expectativa e curiosidade


Tenho conhecimento de ao menos um carro que foi terminado na pista. E nem tôdos os pilôtos já estiveram em uma pista de competições. Para tornar as coisas mais inquietantes não houve classificação e a ordem de largada foi decidida em sorteio. Para não se incorrer no risco de surpresas desagradáveis a largada foi lançada.



Aguardando a autorização para irem à pista pelo primeira vez
 Largaram com a pista quase secando com um trilho reconhecível, mas ainda úmida na maior parte do trajeto. Nenê Finotti liderou a prova de ponta a ponta seguido por Fernando Monis. Dos 7carros que largaram, 5 cruzaram a linha da quadriculada com a pista novamente molhada em consequencia de mais garôa. É perfeitamente compreensível pois aqui há outro fator a ser levado em conta. Nenhum desses carros havia andado na pista ainda. Assim sendo o shakedown foi a própria primeira etapa do calendário. Acho que isso valoriza principalmente o empenho e interêsse de todos os envolvidos, e de alguma forma reforça a credibilidade do pacote.

A primeira acelerada em ritmo de prova. Foi dada a largada para a Formula Vee Brazil
 Destaque-se para os eventuais críticos de grids magros, que teríamos uma prova de endurance neste final de semana que foi cancelada, à exemplo do que também ocorreu em Janeiro deste ano. Assim, considero que a Formula Vee Brazil começou com muita vontade e com o pé direito.

Na classificação da prova de estréia da Formula Vee Brazil aparece Nenê Finotti vencedor da corrida de estréia, em segundo lugar Fernando Monis, seguido de Cristiano Gameiro, Ricardo Pereira, Rodrigo Carozo, Marco Vale e Roberto Zulllino.

A melhor volta ficou com Nenê Finotti com o tempo de 02:20.296. Foram completadas 12 voltas em 29:26.379 minutos. Isso dá uma média pouco acima de 100 km/h, nada mal para as condições de estréia e para a proposta do equipamento em si.

Estão de parabéns todos os pilôtos pela primeira participação na categoria.

O primeiro pódium da categoria, já com luzes acêsas no autódromo

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