Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Red Bull e McLaren, esse é o campeonato que assistiremos nesse ano

O treino classificatório para o GP da Malásia deixou claro quem vai disputar o campeonato desse ano. As Red Bull e as McLaren formam as duas primeiras filas dentro de 0,3s. Logo atrás dessas, A Ferrari de Alonso atesta a falta de performance. O espanhol está na quinta posição mas 0,6s mais lento que Button. Seis décimos na F1 é muita coisa para ser descontado rápidamente e principalmente quando o pilôto é alguem como Alonso. Ele sabe tirar tudo do carro e isso quer dizer que esse resultado da Ferrari é o limite deles. Péssimo para Felipe Massa que ficou 0,45s atrás do seu companheiro.

Olhando os tempos de classificação vejo que queimei a lingua no post anterior quando disse que hoje as diferenças entre os carros da F1 são muito pequenas. Não é o que esse grid mostra. Tendo-se por base os tempos obtidos na classificação de hoje, e lembrando-se que o GP terá 56 voltas. Para que um pilôto tome uma volta do ponteiro no final da corrida, ele deve andar 1,7s mais lento que o ponteiro.

Na décima colocação Kamui Kobayashi registrou 1,9s mais lento que Vettel, que fez hoje a sua segunda pole do ano. Tendo-se isso como base apenas o nono colocado chegaria na mesma volta que o vencedor.

Mas corrida é outra conversa e entram no computo coisas como estratégia, clima, escapadas, bandeiras amarelas, enfim coisas imprevistas que podem mudar todo o cenário de um momento para o outro. Mas é verdade que as diferenças não são pequenas e que a performance mostrada pelas Red Bull e McLaren é tal em relação às outras que já é sensato prever o campeonato sendo disputados entre esses quatro pilôtos.

A largada de amanhã promete ser adrenalina pura. Hamilton ficou apenas 0,1s atrás de Vettel na classificação. Portanto, carros e pilotos de performance igual. A primeira curva da prova será feita em segunda marcha após um longo trecho em linha reta. Quem desses dois largar melhor deve fechar a primeira volta na frente. O carro chega muito veloz ao final dessa reta e não será na primeira freada que vai pular na frente quem ficou atrás na largada. Só uma barbeiragem nessa freada pode mudar as coisas antes de fechar a primeira volta.

Bem mais atrás deles tem outra briga que promete na largada. Os que ficaram no Q2 (7 piloôtos) estão dentro de 0,6s. Entre êles Schummi e Barrichello que não sofre pressões do seu endinheirado companheiro que ficou no Q3 a 0,8s de distância. Por enquanto a Williams é dependente da grana venezuelana para prosseguir mas de Barrichello para pontuar. Afinal o venezuelano está apenas na sua segunda corrida de F1.

Amanhã às 5 da manhã veremos o que acotnece. Ah, li em algum lugar que há a possibilidade de chuva. E seria então a primeira pista molhada na qual se disputaria uma corrida com os novos pneus. Emocionante não??

Nenhum comentário: