Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Thiago Camilo - fazendo preces e pisando fundo, volta para casa mais rico

Thiago Camilo ganha R$ 1.000.000,00 sob os auspícios da competencia e das preces da família. Na volta final pediu pelo rádio que todos rezassem, muito embora o santo da vantagem que tinha sob o segundo colocado, Daniel Serra, o estivesse ajudando muito mesmo na subida. Classificou-se em sétimo virando 0,6s mais lento que o pole Marcos Gomes. Trabalhou bem na corrida, poupou o carro e também por isso foi vendo as notas do prêmio sempre mais próximas, até que finalmente as conquistasse na segunda metade da prova. Parabéns, mereceu e deve festejar muito. Em segundo lugar aparece Daniel Serra e em terceiro Max Wilson.

Não acompanho a Stock Car e tenho que admitir que a presença do Jacques Villeneuve me motivou a assistir, muito embora eu tivesse a clara impressão de que ele não faria nada de espetacular. Acho muito válido o marketing que envolve a presença dele mas acho que essa corrida do milhão especificamente, precisa ser repensada.

A prova teve disputas bôas, com momentos em que chegaram a entrar no S do Senna em três. Marcos Gomes não largou muito bem e ficou num sanduiche antes da primeira curva e perdeu a sua posição ali mesmo para Daniel Serra. Mesmo assim Marcos fazia uma corrida consistente e deixava clara a impressão de que poderia faturar a bolada. Até que foi para os boxes para o pit stop, e aí as coisas começaram a mudar.

Os outros pilotos vieram em seguida e foi nessa hora que Villeneuve teve a liderança temporária da prova. Então Marcos chamou a equipe dizendo que tinha um penu furado. E não era o pneu e ao mesmo tempo o rendimento caía. Segurou bem a briga com os de trás mas não tinha condição de resistir. Mesmo assim foi até o final da prova terminando em 11o. lugar, o que mostra uma queda muito grande de rendimento para quem mostrou condições de vencer.

Mas a sua luta, muito justa, para tentar estar nas primeiras posições acabou dando definição à prova. À medida que o seu rendimento caía formava-se uma pequena fila atrás dele, de outros que corriam atrás de uma bolada imperdível. E isso acabou não apenas patrocinando disputas apertadíssimas no período conclusivo da prova, como também deu a Thiago Camilo a chance que precisava de não perder contato com os da frente e pressionar até que conseguisse a liderança. Diria que Thiago deve uma comissão ao Marcos Gomes, pois teria sido bem mais difícil lutar pela liderança se não tivesse sido formado o pequeno bolo no final. É bom lembrar que Marcos Gomes liderou a prova após o seu pit stop, tão logo os outros pilotos tivessem realizado os seus.

Mas nem tudo foi tão interessante assim no meu entender. Em primeiro lugar eu acho que se alguem tem a idéia de trazer um convidado especial, conhecido internacionalmente, deve proporcionar a ele condições compatíveis a de um convidado ilustre. Nisso inclua-se uma coisa muito importante, tempo de adaptação. Mesmo sendo quem é, Villeneuve não conseguiria pegar a mão do carro num unico dia e brigar com outros pilotos que já são ratos da categoria. Acho que isso tirou o brilho da presença dele e também não atesta necessariamente que a Stock é muito difícil. O fato do canadense ter terminado em 18o. não significa que a categoria está acima das capacidades dele. E também, Villeneuve foi mostrado poucas vezes durante a prova. Acho que poderia ter sido um pouco diferente isso.

Outro ponto que eu entendo que não é compatível com o propósito dessa prova, é o fato de que por 1 milhão, uma prova de 1 hora é pouco. Acho que essa prova deveria ter 50% a mais de duração e isso significaria mais pit stops e mais possibilidades de trocas de posições, o que valorizaria mais o prêmio e o espetáculo.

Outra coisa que eu não gosto na Stock Car é o push to pass. Segundo da transmissão a dosagem para essa corrida garantia um acréscimo de 100 hp´s. É provável que seja próximo disso pois algumas ultrapassagens na reta dos boxes ficaram parecidas com as da F1 com asa aberta. Mas eu penso que isso não é uma coisa que dê diferencial positivo à categoria. Acho que no automobilismo deve ser mantida a condição histórica de se correr com o equipamento sem alterações artificiais, significativas, de performance de forma momentanea. Veja o caso de Marcos Gomes hoje que perdeu a corrida por conta do carro. De que adiantou o push to pass? Também o caso de Cacá Bueno que disse no rádio que não estava usando.

Outra coisa questionável é a chicane. Três solavancos que segundo disseram na transmissão quebraram algumas suspensões. Ali ou se belisca os cantos da chicane ou não vem tempo. E é a suspensão quem paga o pato. E eu pergunto se numa categoria com pilôtos desse nível, de fato é necessária a chicane? Só êles que estão dentro do carro acelerando podem dizer. Eu posso dizer que vi andarem bem rápido na subida e uma batida depois da chicane ainda seria muito forte.

Por fim, dos pilotos que fizeram a super pole, apenas tres terminaram entre os dez primeiros, Daniel Serra, Thiago Camilo e Popó Bueno. Os outros que terminaram entre os dez primeiros vieram lá de trás, com destaque para Max Wilson, Xandinho Negrão e Antonio Pizzonia, todos vindos lá de trás. Dos 33 carros que largaram, 21 concluiram a prova. Entre os que saíram da disputa está Cacá Bueno que figura em 3o. no campeoanto, apenas 4 pontos atrás de Max Wilson e 39 atrás de Thiago Camilo o líder do campeonato.

Nenhum comentário: