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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Michael Schumacher - até quando vai??

Em 2004 Michael Schumacher faturou o último da sua coleção invejável de 7 títulos na F1. O vice-campeão daquele ano foi o seu companheiro Rubens Barrichello e Button, o vencedor da última prova no domingo, foi o 3o. colocado pela BAR.

Em 2006 despediu-se da categoria em campeonato vencido por Fernando Alonso na Renault, ficando Schumcher com o vice-campeonato. Após 3 anos de ausência voltou à categoria pela Mercedes no ano passado e nem êle nem ninguem esperava uma atuação matadora como foi na Ferrari. Afinal, 3 anos longe do volante é muita coisa para uma categoria tão exigente.

Finalizou o campenato do seu retorno em 9o. com a metade dos pontos do seu companheiro Nico Rosberg que finalizou em 7o. A expectativa era bôa pois o chefe da equipe, Ros Brown, era o dirigente da equipe que ganhou o campeonato em 2009 nas mãos de Jenson Button. Além disso o nome Mercedes tem tudo a ver com competições automobilísticas e também usava o mesmo motor, o da sua fabricação, vencedor do ano anterior.

Schumi foi muito criticado pela imprensa pois os seus resultados não lembravam em nada o grande campeão da Ferrari. Mas como se tratava de um retorno após 3 anos de afastamento ninguem iria exigir dêle uma performance que levasse continuamente ao pódio um carro e uma equipe que acabaram de nascer da compra de outra.

No atual campeonato a performance do alemão está se mostrando um desastre. Embora com apenas 6 pontos de diferença, Schumi está 3 colocações atrás de Nico Rosberg até o momento. Não há nada que indique que isso vá mudar a seu favor nesse campeonato.

Nos momentos de performance extrema Schumi tem levado a pior continuamente. Classificou-se apenas uma vez na frente do seu companheiro nesse ano, na prova de Monaco. Nas voltas rápidas marcou 3 na frente de Nico sendo que apenas em uma dessas terminou a prova na frente dele também, no Canadá.

Para os parametros da F1 trata-se de uma lavada quando estamos comparando um campeão inquestionável com outro pilôto muito menos experiente e que nunca conquistou um título. Então é de se questionar até quando Schumacher vai continuar tentando. Será que isso vale a pena?

Seria o caso de perguntar a grandes campeões do passado. Na falta dessa possibilidade vou me valer de lembranças. Niki Lauda sofreu um acidente gravíssimo que lhe custou uma parte do rosto e quase veio a lhe custar a vida também. Mesmo assim prosseguiu na categoria e ganhou o seu último título em 1984, o mesmo ano em que Ayrton Senna chegou na frente de Prost em Monaco, embora a corrida tivesse sido finalizada ali, o que validava o resultado da volta anterior.

Em 1986 o seu companheiro Alain Prost venceu o campeonato e Lauda pendurou as luvas. Até hoje Lauda é reverenciado como um dos maiores pilôtos da F1, muito embora não tenha colecionado títulos. Venceu 3 campeonatos, sendo os dois últimos após o pavoroso acidente em Nurburgring.

Schumacher fez a sua estréia na Jordan e no mesmo ano comprou a vaga de Roberto Pupo Moreno na Benetton com dinheiro da Mercedes. Hoje Schumi tem contrato com a empresa que o apoiou no passado no seu início no automobilismo e isso remete à idéia de uma ação de marketing.

Schumi entra na equipe com a sua experiencia inegável e faz, evidentemente, parte da estrutura de desenvolvimento do carro. Mesmo não conseguindo fazer tempos ótimos tem sensibilidade e bagagem para falar sobre o carro que dirige. Não é alguem que precisa entender como funciona um carro de F1 e a estrutura de uma equipe dessas, e a sua presença dentro do carro acaba sendo proveitosa nesse aspecto.

Mas como competidor os resultados deixam muito a desejar e corroboram a idéia de que a idade já faz o seu papel e que é hora de parar. É muito difícil imaginar Schumi com a performance arrasadora do passado considerando-se os resultados mostrados. Não quero com isso dizer que êle não pilote mais. Ainda é um pilôto rápido mas não o suficiente e com o carro que tem na mão não conseguirá uma elevação da performance de forma significativa. Enquanto isso o tempo vai passando e mesmo que ele a sua equipe digam que cumprirá o contrato, que acaba no ano que vem, é dificil imaginar um final de atividade digno de um campeão.

Schumi está mostrando que a idade é um fator que dificulta as coisas na categoria e também que a ausencia de treinos é um impecilho muito grande para alguém que ficou 3 anos sem pilotar os carros mais velozes do planeta.

Schumi já fêz o que podia, é até possível que tenha um campeonato melhor em 2012, mas efetivamente não está mais em condições de fazer o que fez no passado na Ferrari. Porque? Penso que apenas êle pode responder e vou arriscar que o fator psicológico faz parte. Não é nada agradável estar andando sempre entre outros pilôtos que não tem a mesma distinção que êle e por isso também deixar de ser alvo dos holofotes e microfones. Eu diria que hoje Michael Schumacher se parece mais com Ralf Schumacher, o irmão apagado do qual ninguem mais fala nada. É como se o irmão mais velho acabasse tendo menos moral que o mais novo em casa.

No meu entender para uma pessoa com a expressão que ele tem no meio, com o passado fenomenal na Ferrari, com o nome cravado definitivamente na história do automobilismo, êle já tem muito mais até do que caras emblemáticos que nunca serão esquecidos. Acho que está na hora de assistir do box, ou se achar muito barulhento pode ser em casa mesmo.

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