Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Vettel vence em Cingapura e torna a conquista do título uma barbada

Sem sinal de tv me restou assistir as últimas 5 voltas na tv da padaria, quando vi Vettel na frente seguido do competitivo e preciso Jenson Button, vice-líder do campeonato. Mais atrás Webber que outra vez largou mal, segundo o que eu li na internet. Em quarto o espanhol ferrarista que tinha chances de superar Webber no final mas não deu. Webber é um cara esquisito. Classifica bem, pilota bem e larga mal. Se melhorasse nas largadas iria dificultar muito a vida dos outros. Assim, eu digo que Vettel é o matador atual da categoria pois está ganhando o campeonato sozinho lá na frente. E nas suas condições a vantagem que tem torna o bi-campeonato uma barbada realmente.

São nove vitórias, 11 poles, e não subiu no pódio apenas uma vez, na Alemanha onde também foi a única vez em que largou na segunda fila. Restando agora cinco provas para o final, nada há que indique a possibilidade de fracasso. No panorama atual do campeonato, as brigas interessantes serão entre Button e Webber, e na minha opinião com Alonso tentando entrar no meio. Mesmo sendo o piloto que é, Alonso não pode tirar mais do que está conseguindo da sua Ferrari nesse ano. Depois de 14 provas as capacidades das equipes estão já bem delineadas e os resultados falam por si dando uma noção confiável de previsibilidade.

Coisa que na verdade pode mudar no curso das ultimas 5 provas. Alonso está a apenas um pontinho de Button e Webber dois pontos apenas atrás do espanhol. Portanto esse final de prova de hoje é um cenário que deve se repetir nas últimas cinco entre esses três. E como as diferenças são muito pequenas, as brigas devem ser grandes espetáculos.

Hamilton tem, matemáticamente falando, chances de se enfiar na briga mas 2011 decididamente não é o ano do ingles. Embora seja campeão do mundo como Button, este está mostrando muito mais maturidade e combatividade. Mas se Hamilton tiver um pouco mais de cabeça fresca e se arriscar a seguir o seu companheiro, pode muito bem se ver na chance de disputar com ele a segunda colocação do campeonato.

Massa teve problemas nessa corrida e outra vez precisou fazer trabalho de recuperação. Para ele esse campeonato práticamente não existiu. Rubens dessa vez ficou atrás de Maldonado, enquanto que Bruno ficou à frente de Petrov. Di Resta, que vinha fazendo um campeonato apagado conseguiu um sexto e mostrou que a Force-India é mesmo uma nova força em surgimento. E Sutil, seu companheiro, terminou duas posições atrás.

Di Resta foi o ultimo a terminar na mesma volta do lider. Dos 20 carros que terminaram a prova, apenas 6 terminaram na volta do líder, sendo que as lambretas da Hispania tomaram 4 voltas. Aliás, acho que isso é tema para outro post a respeito tanto das corridas como das classificações. A Hispania cumpre com o quesito de performance mínimo para estar no grid, porém de maneira repetitiva pois não consegue progredir nunca.

Só espero que na próxima prova, Suzuka, a minha tv tenha sinal. O que correr o risco de não dar sinal sou eu mesmo pois a prova é às 3 da matina. Seria frustrante ter a tv funcionando mas eu dormindo.

Nenhum comentário: