Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Facebook - mais perigoso que governos e traficantes

O mundo virtual está cada vez mais assemelhado a um Big Brother (o filme, que fique bem claro), a um ponto tal que já é caso de desconfiança. Históricamente a igreja fez o papel de parceiro controlador dos governos. E hoje tenho a impressão de que essa função foi delegada a uma diocese mundial digital. Cresce sem parar o transito de dados pessoais e o galopante numero de spam´s que recebemos diariamente nos nossos email´s é apenas uma amostra grátis da intenção de se extinguir totalmente a nossa privacidade.

Por exemplo, me incomoda muito receber chamadas de empresas de marketing me oferecendo coisas que nunca quero adquirir. Me incomoda porque do meu ponto de vista eles não têm o meu telefone porque o meu telefone é uma informação minha que eu forneço a quem quizer. E assim alguem de quem jamais ouvi falar na vida aparece do outro lado da linha falando comigo como se me conhecesse e entendendo que devo acreditar em quem está do outro lado pelo simples fato de que essa pessoa diz ser fulano de tal lugar. Ou seja, parte-se da premissa de que devo acreditar em quem ele é mas por incrivel que pareça ele não acredita em nada que eu diga, seja lá o que for.

O Facebook segue uma norma de relacionamento que se assemelha a essa, com o agravante de ser um gigantesco depósito de informações pessoais que habitualmente fornecemos apenas a algumas pessoas. Atualmente o Facebook tem informações pessoais de um número de pessoas maior que a população brasileira. É poder demais na mão de um só.

No último sábado estava conectado na minha conta no Facebook e postei o link da matéria anterior deste blog. Então fui desconectado do sistema e no login seguinte o Facebook me diz que a minha conta foi bloqueada temporáriamente e que eu deveria seguir uma rotina de verificação. Continuei e logo em seguida foi solicitado o meu celular para envio de codigo de ativação. Não gostei mas forneci e recebi o dito código. Inseri e não reativou a conta.




Agora, em todas as tentativas de reativar o sistema me pede para reconhecer contatos meus com base nas fotos e ao final me informa que não há método disponivel de verificação e me pede para voltar mais tarde. Voltei mais tarde, mais cêdo, em todos os horarios possiveis e nada.


Finalmente, lendo a ajuda descobri que preciso enviar uma cópia de um documento oficial do meu governo afim de que eu prove ao Facebook que eu sou mesmo eu. E tendo feito isso, dizem eles que apagarão definitivamente o dito documento.




Não acredito, simples assim

Me habituei a viver de uma forma que o mundo virtual entende ser incompatível com a realidade vigente. Entendo que se voce nao confia em mim isso é argumento mais que suficiente para que eu nao confie em voce. Entendo que se voce quer que eu te prove quem sou, então voce deve fazer o mesmo primeiro. E no caso do Facebook lamento informar que nunca na vida vi o Zuckerberg nem qualquer dos seus empregados. Alem disso nenhum deles está disposto a me telefonar ou me mandar um email para qualquer esclarecimento. Entende que eu tenho a obrigação de dar-lhes informações que no dia a dia ninguem dá a ninguem. Uma coisa semelhante, mas bem mais comprometedora, a um caso em que um dia dei um monte de informações minhas para comprar uma cafeteira que paguei à vista. Um absurdo isso.

Na prática somos todos anonimos nas nossas relações sociais até o momento em que a relação se torne mais aprofundada. Tanto é verdade que ao abordar uma pessoa que jamais te viu na vida, seja na rua ou em qualquer outro lugar, voce não mostra a sua identidade. Voce diz o seu nome e cumprimenta. E isso basta. É uma relação de confiança sim.
Hoje o Facebook ainda não chegou à conclusão de que eu sou eu e me pede coisas que não tenho nenhuma obrigação de dar a niguem a não ser a certas entidades como orgãos de governo e bancos. O Facebook atualmente tem a minha foto, os perfis dos meus amigos, primas e uma tia, a foto da minha mãe e o nome dela, o meu email, o meu celular, e portanto entendo que tem coisas demais. Mais coisas do que eu estou disposto a fornecer. E mesmo assim ele não confia em mim. Então porque eu confiaria nele?

Isso desperta a minha desconfiança mas ela não vale nada porque no mundo atual as pessoas não têm mais valor e sim os governos e instituições privadas apenas. É uma genuina ditadura eletronica. Eu não vejo nenhuma justificativa coerente para voce dar dados seus que não apenas te identifiquem mas te liguem a outras pessoas e que até permitam encontrá-lo em qualquer lugar do planeta.

Se o governo me pede para me identificar eu devo aceitar isso. Mas devo lembrar que não votei no Facebook pra nada e ele não me governa. Mas infelizmente quer dados meus suficientes para se tornar uma polícia investigativa. Considero arrogancia demais, desconfiança demais, perigo demais. Acho mais perigoso isso que os traficantes e que os governos. Se o Facebook não acredita em mim porque eu iria acreditar no que eles dizem fazer com as minhas informações? Isso seria voto de confiança meu e no momento tenho do Facebook um voto de desconfiança. É inaceitável.

Caso a minha conta seja reativada continuarei a usar mas não vou fornecer mais nenhum dado meu. Então nos encontraremos no mesmo local rotineiramente. Caso contrário encontrarei uma boa parte dos meus amigos facebookianos na pista mesmo. Eles me conhecem e podem dizer o meu nome apontando o dedo. Isso é bem mais que o necessário nos dias de hoje. E no caso deles é altamente confiável.

7 comentários:

Mauricio Morais disse...

Zé que situação!!!Eu não dou meu telefone pra esses caras não. Isso é ditadura sim!

Ricardo Mallio Mansur disse...

Perto dos dados fornecidos, o telefone é o de menos. Coloca-se novo chip e o problema, em parte está resolvido. Os dados particulares e familiares fornecidos são mais preocupantes. Deve haver algo a mais que o Zé não saiba. Por enquanto, esse aborrecimento, acredito, tenha sido só com ele, entre todos do grupo D3. O Facebook é uma confraternização, uma diversão que nos permite passar horas trocando informações que de ilegais, não tem nada. É muito estranho tal procedimento. Quem sabe é hora de "debandar"? Nenhum de nós tem vínculos ou "rabos presos". Na verdade, nem rabo temos...

bolha disse...

Eu não quero fornecer nada mais também, já dei meu nome, idade email, e não uso muito, mas justamente por isso tive uma surpresa depois de uns 2 meses sem usar sou obrigado a fornecer. Detalhe é que estou sem celular, nasci sem celular, não tenho nada contra nem a favor do celular, ele é útil, então todos que tem facebook são obrigados a terem um celular, ou seja, um possível escravo de mais uma ferramenta. Não que eu quero que ele acabe, apenas esse excesso de desconfiança. E por incrível que possa parecer, esse excesso de desconfiança está refletindo nas pessoas também. Dizem que as pessoas que fazem essas ferramentas são inteligentes, mas estou começando a duvidar muito disso, são intelectualmente inteligentes, em programação, ou internet. É super desagradável spans e tal, mas quando mais tentam impedir(ou não), mas criam uma resistência de movimento contrário. Eles deviam ler o Tao Te King(O Caminho Perfeito - Lao Tsé)
Enfim, existe algum outro similar e quem sabe fazer um propaganda anti-facebook ou melhor, não seja escravo do facebook?

Zé Clemente disse...

Ricardo, entendo que esse problema todo se refere a consistencia de dados do meu cadastro. Não consigo crer que alguem tenha me denunciado como perfil fake.
Em relação ao meu uso do Face, os comentários e postagens que faço estão absolutamente dentro dos melhores costumes.
Alem disso há muitas pessoas que estavam na minha lista de contatos que me conhecem pessoalmente, incluindo aí familiares.
Seja lá como for não vou fornecer mais nenhum dado. Se ficar sem face que seja assim mesmo.
Dependencia cega é o caminho mais curto para a escravidão

Zé Clemente disse...

Bolha, como bem questionou o Ricardo aí em cima, será que não seria a hora certa de uma debandada? Pode ser, é possivel.

Aí faço um questionamento adicional. O que um grupo como o D3 pode postar no face que não poderia no orkut?

A diferença é a dinâmica, o layout. O orkut está mais para um aplicativo de troca de mensagens do que de interação instantanea. Mas o nosso conteúdo podemos publicar em qualquer lugar. A questão é que o mundo inteiro convergiu para o Face. Isso que é ruim.

Sidney Cardoso disse...

Assino embaixo tudo que você disse José.
É um absurdo isso. Ainda acrescentaria que toda vez que sai um sistema operacional novo do Windows eles vão limitando mais nosso acesso a limpeza dos cookies.

Antes era fácil deletá-los após a navegação, agora perdemos o acesso.

Eles põem uns rapazinhos novinhos de boa aparência para dizer que o sistema está bem melhor, mas o que querem mesmo é saber de nossas vidas. A internet virou mesmo o maior Big Brother, o filme, como você bem disse, porque o outro é coisa para otário que não percebe que é tudo combinado e esses otários pagam uma nota de telefonemas.

Zé Clemente disse...

Pois é Sidney. Eu sou unzinho no meio de um mar de feras nesse grupo. Não tenho coisas interessantes pra contar. Agora, voce já imaginou o que voce, Sidney, já deu de texto e foto para a comunidade? Só pra mim voce mandou mais de dez. E coisas exclusivas. Nessas horas fico com o sentimento de que isso nao vale nada. A internet está virando uma feira, um cassino.