Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Wilson Fittipaldi - a nobreza do nosso automobilismo perde seu mais importante membro




Se houve nobreza no automobilismo brasileiro, esta perdeu o seu mais importante representante. Faleceu nesta madrugada Wilson Fittipaldi, o Barão, como era conhecido há décadas. Não fosse ele talvez o Brasil não teria o automobilismo glorioso que já tivemos há décadas. Não bastasse ter sido fundador da CBA, a entidade que rege esse esporte, também foi ele quem criou a mais importante prova automobilistica do Brasil, a Mil Milhas Brasileiras. Um evento tão importante no cenário que tinha até um hino. Me desculpe quem discorda mas no computo global eu penso que a Mil Milhas foi mais importante que a F1 no Brasil.

O Barão pilotou, organizou eventos, era radialista e teve a incrivel felicidade de narrar o primeiro título mundial de um brasileiro na F1, justamente o do seu filho Emerson. Tambem é o pai do único brasileiro a ousar ser o dono de uma equipe de F1. Enfim, a família Fittipaldi perdeu o seu maior representante, a raiz de uma história maravilhosa, digna de um documentário.

Tive o prazer de conversar com esse homem em duas oportunidades. Na primeira fui ao kartódromo numa CB400 e num acesso que dava vista para o antigo retão de 900 mts, vi duas motos estacionadas lá no fundo. Era comum naquela época motociclistas pararem as suas motos no mesmo local e daí surgiam as conversas. E qual não foi a minha surpresa ao ver que um deles era o pai do Emerson.

Foi fácil engatar um bate papo. E nem foram necessárias apresentações formais. O Barão era uma pessoa incrivelmente simples. Impressionou a simplicidade, a fala correta e desinibida, a gentileza. Eu estava conversando com o mais importante homem comum do nosso automobilismo, como se conversa com alguem que se conheceu no balcão da padaria. Bem recentemente perguntei dele ao Wilsinho que me disse que estava bem de saúde e com total lucidez. Me chocou saber que Wilson Fittipaldi se foi aos 92 anos de uma vida que daria um livro. A foto foi pinçada do Face de um dos amigos da família Fittipaldi, meu amigo Jan Balder.

Que Deus o tenha e que seja sempre lembrado. A falta será sentida sempre.

Adeus Barão.

Nenhum comentário: