Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Massa na Williams - mais alívio e muito estímulo

No mesmo final de semana em que anunciou a sua saída da Ferrari, Felipe Massa disse estar aliviado. A declaração soou menos importante do que a incerteza a respeito do seu futuro na categoria. De Bernie Ecclestone veio outra declaração que deixou um pouco mais de limão azêdo na imagem do pilôto. Disse Bernie que Massa é um cara azarado.

Diria que, para o azar de Bernie, não apenas Massa achou seu novo caminho para permanecer na categoria, como também inverteu um jogo. Agora é Maldonado quem vai precisar de sorte pois tem o dinheiro mas não tem a garantia de que este será aceito na Lotus, tanto que ainda não confirmou a entrada na equipe. Em curto prazo o que pareceu ser fim de carreira se tornou um recomeço estimulante para Massa. Acabou o azar e aumentou o alívio pelo fim da pressão e incerteza na Ferrari, e isso tudo certamente se carateriza como um estímulo muito merecido e bem vindo.

Se as ansiedades já são coisa do passado, o que interessa agora é o que vem pela frente. Um dia desses quando se anunciou a negociação de Maldonado com a Lotus e, por conta disso, um caminho aberto para Massa, fiz um questinamento a respeito desses dois. Quem será mais pilôto, Massa ou Maldonado? Quem terá o melhor carro em 2014, Williams ou Lotus?

A respeito dos pilôtos fico com Massa, e a respeito dos carros fico com a Williams, muito embora essa questão em particular deva ser comprovada na pista na próxima temporada. Acho que se Maldonado conseguir permanecer na categoria, corre o sério risco de precisar da sorte na mesma medida do azar que Bernie atribuiu a Massa.

A Williams é uma equipe com uma tradição de vitórias com grandes feras da pilotagem, e a ultima da categoria que iniciou nas mãos de um garagista que ainda está no comando. Fora isso há as questões internas que em determinados momentos são guardadas como segredos. A temporada de 2013 foi tão desastrosa para a equipe que nada impede que tenham literalmente desistido do projeto do atual bólido já no inicio da temporada e concentrado os maiores esforços no próximo carro que deverá atender regras que dão fim ao favoritismo. Ninguem hoje pode dizer quem terá o melhor carro em 2014 e não há nada que impeça que a Williams volte a ser frequente visitante dos pódiuns. Não será surpresa ver no ano que vem equipes de meio de pelotão disputando com outras que foram mais rápidas nesse ano.

E a Williams não pára na renovação dos pilôtos. A equipe promete o anuncio de mais novidades, uma delas a possivel contratação de Rob Smedley, engenheiro de Massa na Ferrari.

Tudo no plano das suposições por enquanto, mas dentro das reais possibilidades. E com um ingrediente a mais que pode arrancar alguns sarcásticos sorrisos dos torcedores brasileiros - um possivel momento de disputa na pista entre Massa e Alonso. Será que numa cena dessas o engenheiro do espanhol diria pelo rádio 'Massa is faster than you' ?

Parabéns Massa.

E bôa sorte.

Nenhum comentário: