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domingo, 25 de maio de 2014

Indy 500 - Ryan Hunter-Reay vence na ultima volta.


Final de semana com dose dupla de automobilismo, em condições semelhantes. Se em Monaco a primeira metade da corrida foi sonolenta e o final muito ansioso, na Indy 500 foi mais ainda. A primeira metade da prova correu sem nenhuma surpresa na pista, sinalizando a possibilidade de ser uma prova sem yellow flag, coisa muito dificil de se dar, ainda mais na Indy 500.

Para os brasileiros a primeira decepção foi um trabalho bem abaixo do nível da equipe de Tony Kanaan. No pit stop o carro simplesmente não pegou e Tony, o campeão dessa mesma prova no ano passado, amargou 17 voltas parado no box vendo as suas chances simplesmente serem extintas, ao mesmo tempo que retornaria à prova na tentativa de somar pontos.

Na frente os mais rápidos mantinham as suas posições volta a volta, alteradas apenas pelos pits. Depois de mais de meia prova realizada um acidente, na volta 150, deu origem à primeira bandeira amarela. Nos comentários, Felipe Giaffone disse que é habito pensar que uma bendeira amrela chama outra. Nesse caso não chamou outra, mas outras mais, incluindo uma vermelha a poucas voltas do final.

Aí a sorte de Helinho Castroneves começou a ser definida. As chances de vencer pela quarta vez eram muito claras. Mas quem está disputando vitória precisa contar com a possibilidade de uma relargada e nem sempre isso é bem vindo a poucas voltas do final. Na ultima relargada, restando apenas 6 voltas para o fim Hunter-Reay estava na frente seguido bem de perto por Helio Castroneves e Marco Andretti. Na prática os tres tinham chances de disputar a primeira posição e começou aí uma disputa muito acirrada.

Caso tal situação tivesse se configurado a dez voltas ou mais do fim, a possibilidade de brigar pela ponta seria mais favoravel para Helinho. Dificil seria abrir espaço para o concorrente. A poucas voltas da quadriculada o vácuo faz o seu papel nas ultrapassagens, ida e volta. Quem tem o vento na cara não consegue abrir de quem está colado atrás. E assim foi que as ultimas voltas se tornaram as mais eomcionantes numa disputa muito apertada entre Castroneves e Hunter-Reay. Bem que Marco Andretti tentou se aproximar mas não conseguiu. Se tivesse ultrapassado Helinho teria o vácuo de Hunter-Reay à sua frente. Mesmo estando na liderança, Helinho foi ultrapassado por fora por Hunter-Reay na ultima volta.

Festa para o americano e lágrimas para o brasileiro dentro do cockpit, a uma distancia de simples 0.06s. Por conta de um espaço tão ínfimo Helio não conseguiu dessa vez a respeitável marca de 4 vitórias na prova. Mas afirma que vai chegar lá.

Tony Kanaan, que teve a corrida inteiramente comprometida pela equipe, acabou abandonando nas ultimas voltas. A prova teve a participação de Juan Pablo Montoya e Jacques Villleneuve, que temrinaram em 5o. e 14o. respectivamente. A única mulher a participar da prova foi a britanica Pippa Mann, que ficou com a 24a. colocação. Segue abaixo o resultado.

1 - Ryan Hunter-Reay (EUA)
2 - Helio Castroneves (BRA) - 0.0600
3 - Marco Andretti (EUA) - 0.3171
4 - Carlos Muñoz (COL) - 0.7795
5 - Juan Pablo Montoya (COL) - 1.3233
6 - Kurt Busch (EUA) - 2.2666
7 - Sebastien Bourdais (FRA) - 2.6576
8 - Will Power (AUS) - 2.8507
9 - Sage Karam (EUA) - 3.2848
10 - J.R. Hildebrand (EUA) - 3.4704
11 - Oriol Servia (ESP) - 4.1077
12 - Simon Pagenaud (FRA) - 4.5677
13 - Alex Tagliani (CAN) - 7.6179
14 - Jacques Villleneuve (CAN) - 8.1770
15 - Sebastian Saavedra (COL) - 8.5936
16 - James Davison (AUS) - 9.1043
17 - Carlos Huertas (COL) - 12.1541
18 - Ryan Briscoe (AUS) - 13.3143
19 - Takuma Sato (JAP) - 13.7950
20 - Jack Hawksworth (GBR) - 13.8391
21 - Mikhail Aleshin (RUS) - +2 voltas
22 - Justin Wilson (GBR) - +2 voltas
23 - Martin Plowman (GBR) - +4 voltas
24 - Pippa Mann (GBR) - +7 voltas
25 - Townsend Bell (EUA) - +10 voltas
26 - Tony Kanaan (BRA) - +23 voltas
27 - Ed Carpenter (EUA) - +25 voltas
28 - James Hinchicliffe (CAN) - +25 voltas
29 - Scott Dixon (NZL) - +33 voltas
30 - Josef Newgarden (EUA) - +44 voltas
31 - Charlie Kimball (EUA) - +51 voltas
32 - Buddy Lazier (EUA) - +113 voltas
33 - Graham Rahal (EUA) - +156 voltas

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