Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Monaco - "You are amazing" (Nico Rosberg)



"Voces são incríveis", foi a frase usada por Nico Rosberg no rádio para comemorar com a equipe a vitória no GP de Monaco hoje. Fez barba, bigode e cabelo na prova mais tradicional da categoria, onde milionários estacionam seus iates na baía e assistem à corrida em cima do heliponto do barco. Monaco é uma festa na categoria e não tem as caracteristicas tradicionais de uma pista de automobilismo, mas conta pontos no campeonato e é muito importante não apenas classificar bem mas tambem não se envolver em acidentes. O safety-car é uma constante nas provas em Monaco e neste fim de semana não foi diferente.

Na volta de apresentação Pastor Maldonado não conseguiu largar e voltou para o box, onde ficou sem ter participado da prova. Isso já fez Massa herdar uma posição antes da largada. Na primeira volta Rosberg manteve a ponta seguido de Hamilton, Vettel, Kimi, Ricciardo e Alonso. Ja na primeira volta Perez bateu na Mirabeau o que resultou na entrada do safety-car pela primeira vez. Assim Massa herdou mais uma posição e fechou a volta em decimo terceiro.

Com a corrida reiniciada Vettel foi o primeiro a ter problemas de potencia e abandonou a corrida prematuramente após uma parada no box. Ao todo 8 carros saíram da corrida.

Na volta 25 as coisas começaram a mudar de verdade com a entrada novamente do safety-car. Ao mesmo tempo que os da frente optaram por ir aos box trocarem pneus, Massa continuou com o mesmo jogo. Na relargada Kimi se toca com uma Marussia e volta ao box novamente. Massa aparece em quinto lugar na prova e à frente do seu companheiro Bottas.

Daí em diante a monotonia foi uma constante e só no final a corrida se tornou mais tensa, muito por conta do estado dos penus. Na volta 42 Rosberg era o líder, seguido de Hamilton e Ricciardo, formação que acabou sendo o pódio da prova. Na sequencia vinham Alonso e Massa. Somente na volta 46 Massa foi para o box e saiu de lá com pneus macios e em condição de terminar a prova sem nova troca.

No seu retorno dos pits Massa apareceu em 11o., tendo à sua frente Kimi em 10o. e Bottas em 9o. O que foi interpretado como azar de Massa na classificação virou sorte para ele e azar para Bottas que perdeu o motor na Lowes e saiu da corrida. Mais tarde Gutierrez roda e bate na Rascasse, ponto onde não há guincho, e foi o ultimo a abandonar a prova. Na frente as posições continuavam as mesmas com as duas Mercedes na frente abrindo sempre mais dos seus concorrentes, num desempenho sem comentários. Logo atrás vinham Ricciardo, Alonso e Hulkenberg.

A essa altura os pneus eram uma dúvida e restava esperar as ultimas voltas para ver o comportamento das Mercedes, assim como de Ricciardo que vinha perto de Hamilton. Na volta 73 uma ultrapassagem mostrou o que é provavel que se torne comum nas corridas que restam no campeonato - Kimi tomou uma volta de Rosberg, ocupando na hora a 8a. colocação. Definitivamente não foi o final de semana desejado por Kimi que acabou se enroscando na Lowes com Manussen e acabou indo para os boxes. Assim Massa passou a ocupar a 7a. colocação, a mesma na qual finalizou a prova.

Nas voltas finais houve uma intensa perseguição de Ricciardo a Hamilton ao mesmo tempo que Rosberg continuava na liderança sem ser ameaçado. Cruzou a chegada em primeiro, repetindo o resultado do ano passado. Mostrou uma performance sem ressalvas, pilotando a prova toda com o seu companheiro visivel no espelho. Passou a ser o líder do campeonato e inaugurou de fato uma disputa interna que promete ser muito acirrada.

A Mercedes mostra com esse resultado ser um carro capaz de se adaptar bem a condições variadas e dificilmente deve ter problemas nesse aspecto em qualquer das outras pistas do calendário. A Ferrari seria a minha aposta para vice-campeã do ano, já que nem sempre o azar de Vettel deixa a Red Bull contar com ele até o final da prova.

E por fim coloco uma questão. Faz um longo tempo que se fala que Massa não consegue lidar muito bem com os pneus. No meu entender foi ele quem fez isso melhor na corrida de hoje. Será que ele realmente não sabe lidar com pneus? Será que o desempenho de hoje não tem a mão do Rob Smedley?

Nenhum comentário: