Foi assim que terminou o GP da Austria
de hoje. As Williams perderam a vantagem conseguida na classificação
e outra vez a Mercedes fez dobradinha. Porem, dessa vez foram
seguidos de perto pela Williams, que mostrou que neste ano é uma
equipe bem superior à do ano passado.
Na mesma pista onde Rubens Barrichello
foi um dos atores de um final dos mais melancolicos da categoria, as
esperanças do torcedor brasileiro de F1 começaram em alta e
acabaram em críticas. Felipe Massa largou na pole position mas
terminou apenas em quarto. As Mercedes mostraram mais uma vez que são
a equipe mais dificil de superar e isso deve seguir assim até o
final da temporada. Portanto, não vejo demérito para a Williams ter
perdido a liderança no curso da corrida.
Já a torcida brasileira não poupou
criticas a Felipe Massa. O que se esperava de Massa era finalizar à
frente de Bottas mas as críticas da torcida não levam em
consideração que na Ferrari o desempenho dele era bem pior. Hoje
mesmo durante a transmissão houve quem sugerisse a substituição de
Massa por Felipe Nasser.
Com sol e pista mais quente, e com
mínima previsão de chuva, a largada deu-se sem acidentes e Massa
manteve a ponta, enquanto Rosberg ganhou a posição de Bottas que a
recuperou ainda na mesma volta. Hamilton fez uma largada fenomenal e
veio lá de trás para ocupar a quarta posição já na primeira
volta. Na volta seguinte Vettel outra vez atestou o ano de azar ao
praticamente parar o carro na pista. O que pareceu ter sido um
problema eletronico, deixou de se manifestar e Vettel retornou ao
ritmo normal mas sem quaisquer chances. E mais tarde ainda abandonou
a corrida.
As trocas de pneus começaram na volta
onze, pouco mais de 10% da corrida toda. Na volta 15 Massa foi ao box
pela primeira vez, ainda na liderança. E a partir daí começaram os
seus problemas na corrida. Segio Perez passou a ser o líder seguido
por Nico Rosberg. A pit de Massa foi visivelmente mais lento do que o
do seu companheiro Nico que entrou para a primeira troca na
sequencia.
Na volta Massa ficou em 5o. sendo
ultrapassado por Hamilton quando se encontraram na saída dos boxes.
Nesta temporada ser ultrapassado por uma Mercedes significa não
conseguir retomar a posição, coisa que se confirmou para Massa até
o final da prova. Perez só veio para o seu primeiro pit na volta 29.
Estava na liderança tendo largado na 16a. colocação. Uma
performance notável, muito embora não tivesse carro para andar à
frente das Mercedes, condição que pelo visto se estende à todo o
restante do grid.
Vettel abandonou na volta 36 depois de
uma corrida totalmente azarada com direito até a toque e quebra do
bico dianteiro. Rosberg seguia na frente com Bottas em 2o. seguido
por Hamilton e Massa. Quando Rosberg foi para o seu pit Bottas ocupou
momentaneamente a liderança, a qual passou a ser de Massa quando
Rosberg foi para o pit. Na volta 42 Alonso se tornou o lider durante
o pit stop de Massa que retornou à pista apenas na 5a. colocação.
Restavam aí mais de 20 voltas para terminar a corrida a os penus e a
estratégia iriam prevalecer nas definições. É bom lembrar aqui
que o fluxo de combustivel é um fator limitante e isso pode ter
ditado a performance das equipes na primeira metade da prova.
Bottas apareceu em 3o. após o seu
ultimo pit e Massa em 5o. com Perez na frente dele. Massa tinha
dificuldade de se aproximar de Perez e isso iria se tornar um
problema maior ainda quando Perez fizesse o seu ultimo pit. Dessa
forma Massa ficaria na pista a uma tal distancia do seu companheiro
que não poderia, pelas regras, usar o DRS.
Após o retorno de Perez à pista a
corrida terminou como se configurava nesse momento, com Rosberg na
liderança, Hamilton em 2o., Bottas em 3o. e Massa em 4o.
Duas coisas me parecem importantes
serem citadas. No Canada a Mercedes teve problemas com os freios e
nos instantes finais da corrida perdeu a possibilidade de vitória.
Hamilton abandonou sem freios e Nico se segurava na pista com o que
restava de condições dos seus freios. Hoje Hamilton recebeu um
aviso pelo rádio de que os seus freios estavam trabalhando no
limite. E nessa corrida, mais uma vez a Mercedes finalizou vendo nos
seus retrovisores os concorrentes. Por isso penso que os freios das
Mercedes podem acabar sendo vistos como um ponto fraco. Coisa que a
equipe solucionaria no correr do campeonato, caso haja mesmo um
deficiencia nesse item.
Outro ponto significativo foi a entrada
da Williams na disputa das posições mais à frente. Se estivessemos
falando da McLaren ou das duas Red Bull, seria previsivel. Mas a
Williams não começou nesse campeonato mostrando condições para
estar na frente das grandes. E esteve ela própria nessa prova. Acho
que aqui vale o que coloquei num post anterior sobre observar as
disputas a partir da terceira posição em cada prova. Aí está a
briga que vai dar a cara final do campeonato. Ninguem pensa na
Mercedes perdendo a liderança e assim as outras disputas ganham
espaço em quaisquer analises. Desse ponto de vista eu diria que a
Williams deu um concreto passo à frente nesse final de semana. Nada
impede que ela continue assim. Ao contrário da Ferrari que terminou
com Alonso em 5o. e Raikkonen em 10., uma típica formação da
Ferrari em final de corrida nos ultimos anos. Não há duvidas de que
hoje Felipe está num lugar melhor.
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