Páginas

domingo, 6 de julho de 2014

Silvastone - Festa inglesa no pódio: Hamilton vence e Williams chega ao pódio.



Silverstone, a pista inglesa que já foi apelidada por alguns de Silvastone por conta das performance de Ayrton Senna, foi o palco deste final de semana que fez os ingleses esquecerem a participação na Copa. Venceu um ingles e em segundo chega uma equipe nascida no tempo dos garagistas. Isso tudo num final de semana com uma atração bem ao estilo ingles - um desfile de carros clássicos da F1 pilotados por Emerson, Barrichello, John Surtees e outros mais. Uma festa inglesa de ponta a ponta.

Rosberg largou na pole e manteve a posição, ao mesmo tempo que Vettel que largou em segundo perdeu posições logo na primeira volta, indo parar em quinto. Na primeira curva tudo correu bem e se a volta tivesse terminado assim as chances da Williams poderiam ter sido até melhores.

No meio da primeira volta Kimi Raikkonen saiu da pista e perdeu o controle do carro no retorno. Bateu e atravessou a pista de forma perigosa. Massa viu um caminho obstruído e muito pouco espaço para uma reação. Freou, rodou e bateu a traseira no carro de Kimi. Bandeira vermelha na prova e fim de prova para Felipe Massa. Considerando-se os acontecimentos desde a sexta-feira na Williams, a equipe teve um inicio bem decepcionante.

Como a batida de Kimi danificou o guard rail, a prova só reiniciou depois de reparada devidamente a proteção. Na relargada, que em 2015 será parada nessas condições, Rosberg continuava na frente seguido por Button, Magnussen e Hamilton. Bottas que tinha largado em 17o. estava agora na 9a. colocação e vinha forte passando os seus concorrentes com clara facilidade. Mais uma volta e Bottas aparece em 7o., uma recuperação fantástica.

Como as Mercedes são os carros mais eficientes desta temporada não foi surpresa ver Hamilton se aproximar de Rosberg e formar mais uma vez a linha de frente que tem resultado em dobradinhas da equipe. Vettel inaugurou os pits na 10a. volta, o que sugere a estrategia de 3 paradas, uma vez que a corrida tinha 52 voltas. Com as trocas se iniciando Bottas subiu para terceiro enquanto as Mercedes disparavam na frente.

Rosberg fez o seu primeiro pit na volta 17 e Hamilton na 24, mantendo as posições de primeiro e segundo como vinham até então. Até que, Rosberg tem problemas no cambia e abandona a prova. A situação inesperada deixou Hamilton em primeiro com uma enorme vantagem. Com 40s de sobra para o segundo colocado, Hamilton foi para o seu ultimo pit e retornou em primeiro para vencer a prova. Em segundo chegou Bottas, em terceiro Ricciardo, em quarto Button, Vettel em quinto e Alonso em sexto.

Como tem sido comum nessa temporada as corridas merecem ser observadas mais da terceira posição para trás. Foi na briga pela quinta colocação que Vettel e Alonso travaram uma longa e dificil batalha, com direito a reclamações mútuas que se deviam muito mais aos egos de dois campeões do que a manobras indevidas. A dura disputa foi vencida por Vettel numa ultrapassagem suada. Tambem por este lance a corrida valeu ser acompanhada do começo ao fim. Tomara que a F1 possa mostrar mais disputas como essa. É por elas que ligamos a tv.

Nenhum comentário: