Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Skunkworks Formula 1

Procure no Google o que é Skunkworks e tire as suas conclusões. Apenas para adiantar é uma trademark da Lockheed Martin. Isso surgiu na segunda guerra quando a Força Aérea Americana correu para a Lockheed solicitando um projeto de um caça a toque de caixa. Básicamente é uma idéia gerencial que tem como finalidade cumprir as etapas de um projeto com o mínimo de pessoal envolvido profundamente e em condição de sigilo total.
Essa é a explicação que Peter Windsor, ex-Williams, deu numa entrevista no site da F1 ao ser perguntado sobre o approach não usual que pretende empregar no projeto USF1, a equipe americana de F1.

Numa pergunta anterior sobre a retaguarda financeira que sustenta a idéia dele, deu uma explicação bem longa e possivelmente com o propósito de não apenas não ser conclusiva como também confusa. Citou o Silicon Valley como provável fonte de captação de dinheiro. E citou também Joe Kennedy como exemplo a ser seguido em época de crise.

Quanto ao Joseph Kennedy, a forma como multiplicou a sua fortuna é bem conhecida. Ele foi embaixador na Inglaterra e era muito íntimo do presidente Franklin Roosevelt. Consta que ele ficou sabendo do fim da lei seca com exclusividade e por conta disso ligou para os amigos ingleses e comprou o que houvesse de bebida alcoolica disponível. Houve uma piadinha que dizia que cada bêbado que cambaleava de uma costa à outra dos Estados Unidos, punha uma moeda no bolso de Joe Kennedy. Multiplicando-se o valor das moedas pelo número de pinguços, que não é pequeno, o que se deduz é que Joe Kennedy ficou milionário por conta disso. São as más línguas.

Quanto à equipe de F1 americana que será gerida por um conceito proprietário da Lockheed, vou lembrar uma frase típica da aviação. O que faz um avião sair do chão é a grana e não o teorema de Bernoulli.

E quando chegou na hora de Peter Windsor dizer quem efetivamente está bancando a conta, ele saiu pela tangente e disse que o máximo que pode revelar é que vendeu uma parte do team, o que lhe dá dinheiro para desenhar e produzir o primeiro carro.

Resumindo. Até aqui vendeu uma idéia para a qual procura investidores. Pode ser que ele seja muito bem sucedido e o sigilo ´skunkworkiano´ com que trata do assunto é compreensível. Mas um dia terá que abandonar o sigilo e dizer às claras como serão as coisas. Ele já citou o ´de acordo´ do Bernnie e tem sido notícia a toda hora. Então, mais cedo ou mais tarde terá que anunciar que pilotos vão pilotar que carro. Por enquanto só mistério. E por falar em mistério, tentei entrar no site da equipe e este também parece ser sigiloso. Não aparece coisa nenhuma.

Nenhum comentário: