Páginas

domingo, 15 de março de 2009

Cláudio Reis na lente amadora de um amador

Cláudio Reis registrando o Encontro Maneco Combacau em 31 de Janeiro

Há uma coisa que os pilôtos de todas as modalidades devem agradecer a existência e também o uso contínuo. A fotografia. Os fotógrafos são as pessôas que eternizam momentos de uma corrida e por consequência têm material apto a ser publicado do evento, pilôto, público, local e tudo mais. Mesmo que a cena seja gloriosa, hilária, compromentedora ou mesmo trágica, o trabalho do fotógrafo em pista é o que garante visiblidade, registro e lembrança dos momentos de um piloto. Sem isso essas pessôas estariam quase relegadas ao descaso total, muito especialmente num mundo como o de hoje onde tudo é uma imagem, seja ela dinâmica ou estática.

É o papel que cumpre mensalmente nas corridas de kart o amigo Cláudio Reis do site PlanetKart, conforme registram as imagens desse post. Na corrida de ontem no Kartódromo Internacional Granja Viana ele me viu atrás do alambrado aguardando o início da Sport400 afim de dar alguns cliques para o meu blog. Com o sorriso e irreverência habituais me indagou imediato:

- O que você está fazendo aí? Vem pra cá!!

Vindo do amigo em questão não é um chamado apenas mas uma sentença a ser levada a sério. Caminhando pela grama da reta oposta já principiam algumas citações sobre a prova que se iniciara. Ato contínuo da parte de duas pessôas que gostam de kartismo. Se no momento não posso pilotar e fico com uma certa inveja de quem está no asfalto derretendo borracha, por outro lado esqueço da chatisse dos dias atuais ao observar um evento do qual vou escrever depois e com fotos próprias. Infelizmente deixei de registar ontem uma cena interesante. No final da Sport400, Cláudio e mais dois fotógrafos se agacharam do meu lado direito, guardando uma pequena distância entre seus cotovêlos, um ao lado do outro afim de registar a quadriculada daquela prova. É quase um ballet atrás de excelentes objetivas profissionais, pilotadas por profissionais. Ao mesmo tempo e sem que alguém fale algo, tomam posição num determinado local um ao lado do outro e visando o mesmo ponto e no mesmo ângulo.

Cláudio Reis aguardando mais uma cena enquanto eu me ocupo da passagem de Luiz Braz

Trabalho feito com prazer, o grande diferencial.

Cláudio aproveita a oportunidade para fazer graça da minha pobre Kodak EasyShare, emprestada de muito bom coração da Helena. Não tenho outra máquina e esta tem sido a minha salvação nesses dias. É a razão pela qual as minhas imagens são de baixa qualidade. É uma máquina que está apta a no máximo registrar cenas de família sem a mínima condição de ser um trabalho profissional. Enfim, no quesito fotografia dividi ontem o meu espaço com teles que poderiam muito bem mostrar as restaurações dos dentes do pilôto lá no comêço da reta, caso o mesmo estivesse com a bocarra aberta.


A Kodak emprestada da Helena Martins. Não fosse ela......

Apesar de não ser profissional já estive uma vez numa situação onde me vi na condição de profissional e me saí bem. Certa vez num auditório com as luzes apagadas fiz o que muito fotógrado profissional do passado fêz inúmeras vêzes. Trocar o filme 6X6 em uma Rolleyflex sem nenhuma iluminação para isso. E acredite se quizer, é mais fácil do que pode parecer. É claro que antes desse dia pratiquei isso no laboratório com filme velado. A velha Rolley é uma verdadeira mãe nesse aspecto.

O melhor amigo do homem pode ser uma Rolleyflex

Mas a fotografia é coisa para amadores e para profissionais. E com os profissionais o resultado pode ser marcante. É o caso da fotografia abaixo que me foi gentilmente cedida por Cláudio Reis. Foi no dia 31 de Janeiro desse ano no Encontro Maneco Combacau na Granja Viana. Perceba o ôlho atento do fotógrafo ao reprodizir uma expressão de Maneco no mesmo ângulo da foto seguinte que foi feita numa corrida em Ribeirão Prêto 40 anos antes. É o charme da imagem estática na mão do profissional.

Parabéns Claudio Reis.

fotos: Cláudio Reis, Rafael Heying, Amigos Velozes, arquivo pessoal Maneco

Maneco Combacau em 31 de Janeiro Kartódromo Internacional Granja Viana

Maneco numa foto antológica da década de 60 numa corrida de karts em Ribeirão Preto

2 comentários:

Claudio disse...

Zé, como sempre voce foi Clemente com este lambe-lambe das pistas.

Obrigado pelas maviosas palavras sobre este rotundo eterno apaixonado pela velocidade.

Claudio Reis

Anônimo disse...

Eu ainda vou ver vc virar um grande fotógrafo, e ai ficarei feliz que começou com a minha tranqueirinha rs