Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

IKWC - O Mundial de Kart Indoor

No mundo todo as provas de automobilismo que mais chamam a atenção do aficcionado por velocidade são o Mundial de F1 e a 500 Milhas de Indianapolis. Os brasileiros podem se orgulhar de ter campeões nas duas modalidades incluindo Émerson Fittipaldi que foi campeão nas duas e também vencedor do campeonato da Indy no mesmo ano em que venceu em Indianapolis pela primeira vez.

Mas não é apenas nas modalidades mais sofisticadas de competições de velocidade que o Brasil tem destaque. Não é do conhecimento do público em geral, mas o Brasil tem pilotos que se destacaram em outra modalidade na qual também já temos campeão. No kartismo Indoor.

O kartismo Indoor cresceu muito no mundo todo e no Brasil também. Tanto aqui como na Europa e EUA há ligas de Indoor que promovem campeonatos regionais e nacionais. Aqui no Brasil a modalidade ganhou muita força e a razão é simples de explicar. O Brasil tem hoje um kartismo profissional, federado, que se desenvolveu muito desde o início na década de 60 pelas mãos de Cláudio Daniel Rodrigues, Wilson Fittipaldi, Émerson, o grande Maneco e outros que vieram na sequência, incluindo campeões mundiais. Mas os custos não são acessíveis à todos. E como é visto principalmente como lazer, muitos não podem arcar com os gastos de uma categoria dessas. Ao mesmo tempo pilotos como Émerson provaram para os brasileiros que temos uma escola de pilotagem capaz de nos colocar em condição de combate contra pilotos estrangeiros. As nossas vitórias no automobilismo mundial e também o crescimento do nosso automobilismo regional nas décadas de 60 e 70, fizeram nascer uma legião de admiradores sem dinheiro e ávidos para pilotar numa pista. Esse panorama fez o kartismo indoor tomar fôlego ao longo do tempo. Ficou sendo uma saída de custo baixo para quem quer saber o que significa pilotar 4 pneus de competição. E em 2005 alguns desses tiveram a oportunidade de mostrar a outros e em outro lugar o que aprenderam aqui mesmo.

IKWC - Indoor Kart World Championship (Campeonato Mundial de Kart Indoor), é um campeonato que teve sua primeira edição em 2005 na cidade de Phoenix no Arizona com a participação de 40 pilotos de 9 países. A decisão se deu por somatória de pontos a partir da participação em 4 provas. A final teve 1:30h de duração. As 3 primeiras provas definiram os 25 participantes da final. No total os pilotos que completaram a final pilotaram 4:30hs durante dois dias. O campeão foi Werner Truegler, piloto austríaco, seguido pelo brasileiro Thiago Costa que terminou a tão somente 2,3s atrás do austríaco. Por um desses azares do mundo da velocidade o campeão não foi um brasileiro. Pedro Washington precisava apenas de um 3o. lugar na final mas uma das duas rodas traseiras quebrou e a sua vitória acabou na barreira de pneus. O resultado final dessa primeira edição foi:

1 - Werner Truegler - Áustria
2 - Thiago Costa - Brasil
3 - Pedro Washington - Brasil

Houve uma pontuação por equipes e a equipe brasileira - TopKart - foi a campeã, formada pelos pilotos Thiago Costa, Pedro Washington, Filipe Jorge, Marcio Arcoverde e Dico Oliveira.

Nos próximos post vou escrever mais desse campeonato.

Abaixo, imagens da primeira edição.


O diretor de prova, Jared Wilcox, conversa com o pole, Pedro Washington, minutos antes da largada da final.


Werner Truegler da Áustria, o vencedor da prova final.


Werner Truegler, o primeiro campeão da categoria no pódium com Thiago Costa (2o.) e Pedro Washington (3o.)


Forma bem conhecida por nós da comemoração no pódium.
Pedro com a bandeira brasileira e ao fundo Juan Martinez da Colômbia no pódium de equipes.

fotos: http://indoorkartworldchampionship.com

Nenhum comentário: