Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fórmula 1 - O mordomo dos Ecclestone´s

Num post anterior sobre a prova de Valência eu disse que havia a possibilidade de a mídia acabar demitindo Briatore da Renault F1. Na verdade não é a mídia que o faria mas sim é ela que poderia dar uma sólida contribuição para isso. Pois não é que na prova de Spa apareceram as primeiras afirmações sobre uma espécie de conluio entre Briatore e Nelsinho para que Alonso vencêsse no ano passado em Cingapura?

Por mais inocente que o chefão da Renault seja o fato é que a imagem dêle está evidente demais por conta de afirmações que depoem contra êle. Isso juntado à conhecida geniosidade é um prato cheio para a Renault começar a pensar no que fazer.

Lendo agora uma nota no site Grande Prêmio há algumas coisas que podem ser consideradas significativas.
Seguem duas declarações do imperador Ecclestone publicadas no site.

"Flavio está realmente chateado com essa história", afirmou Ecclestone em entrevista ao jornal "The Times". "E esse não é o tipo de coisa que precisamos neste momento. Há o perigo de eles deixarem o esporte — obviamente, não é o que eu espero, mas esse tipo de coisa pode acontecer", explicou.

e mais abaixo:

"E Piquet é um jovem muito nervoso. Por isso, agora podemos dizer com segurança que ele está com problemas... você se perguntaria qual seria a próxima coisa que ele faria, não?", questionou Ecclestone ao encerrar a entrevista.

Vamos analisar o que foi colocado.

- Quando êle diz que Flávio está chateado, mata dois coelhos ao mesmo tempo. Deu evidência do impacto do assunto na figura de Briatore de forma reprovatória. Está sim dando algum amparo ao status de Briatore. E além disso não fez nenhuma menção a Nelsinho porque com isso êle confere algum descaso à figura do pilôto como se a sua única participação na F1 fôsse êsse episódio. Bem, se Briatore ficou chateado Nelsinho ficou o quê? A posição dêle não faz nenhuma diferença?

- Quando diz que esse momento é inadequado para essas coisas deixa uma dúvida grande. O momento ao qual êle se refere é o período de tôdas as temporadas onde começam as negociações dos pilôtos e equipes para o ano seguinte ou a fase conjuntural da F1 que pode estar se degradando de forma perigosa? Ou serão questões políticas não reveladas públicamente?

- Considera que a Renault deixar o esporte é um perigo e que êle não gostaria que se sucedêsse. Mas a Honda já deixou e a BMW vai até o final dessa temporada apenas. Esse tal perigo está centrado na Renault ou será uma debandada?

- Qualifica Piquet como um sujeito nervoso o que deixa a impressão de desaprovação e o coloca no cenário como figura provocadora de encrencas. Diz em palavras claras que Piquet passou a estar com problemas. Mas então êle não estava com problemas. Passou a tê-los agora. Quer dizer, a sua carreira estava em aberto e agora totalmente fechada na F1.

Émerson Fittipaldi sempre ressaltou de forma negativa a política na F1. Portanto a tal política nêsse esporte é coisa muito antiga. E como nos dias de hoje o dono é Bernie e como também a política na F1 sempre tem mais destaque que os resultados, é muito fácil inferir que o ambiente lá é dos menos recomendáveis. Ao classificar de perigo uma possível saída da Renault é preciso lembrar que outras já deixaram a F1. No caso da Honda eu considero que a fábrica foi muito ética ao deixar um saldo para a equipe sobreviver mais alguns mêses e continuar no cenário. Mas porque a tôdo momento tem alguma montadora querendo sair? O problema será dinheiro ou política?

E por fim falta um esclarecimento que ainda não vi até o presente momento. Há um fato. Alonso ganhou em Cingapura beneficiado pela entrada do safety-car. A suspeita é que Nelsinho tenha batido de propósito e provocado bandeira amarela. Quem levantou essa suspeita? A FIA é que está investigando, mas o faz por motivação própria ou denuncia? Se há um denunciante, quem é esse?

E se isso ainda não foi dito claramente e há apenas uma investigação nos seus passos iniciais, então porque o futuro de Nelson Ângelo já está comprometido?

Recebi um email cuja fonte não posso declarar que me garante também com segurança que o principal envolvido nessa conspiração é ninguém menos que o mordomo dos Ecclestone´s. Fico no aguardo do próximo capítulo dessa trepidante sacanagem.

Nenhum comentário: