Em 20 de Julho de 2009 na presença do ex-prefeito de Rotterdam e do ex-piloto de F1 Jan Lammers, foi apresentado ao público um projeto espetacular. Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda, criou um kart movido a célula de hidrogenio. Houve corrida de demonstração onde ouvia-se apenas o som dos pneus nas curvas e o zumbido dos motores elétricos.
O projeto inclui não apenas um motor não poluente mas uma carenagem onde 70% é de materiais recicláveis. O grupo forma um team chamado Greenchoice Forze que disputará o campeonato de Fórmula Zero onde competem apenas veículos com tecnologia de emissão zero de poluentes.
A tração do kart é realizada por dois motores elétricos de corrente contínua. Uma interessante novidade dessa configuração é o surgimento de um diferencial virtual pois os motores podem ser controlados separadamente o que resulta em contornar curvas fechadas mais fácilmente.
Geração e emprego de energia.
Uma célula combustivel é uma menbrana de troca de protons onde a passagem de hidrogenio de um lado e oxigenio de outro geram energia elétrica num processo catalítico. A eficiencia de um sistema desses é de aproximadamente 50% enquanto que no motor de combustão interna não chega a 30%. Enquanto nos motores de combustão interna os subprodutos são poluentes, na célula combustivel a hidrogenio o subproduto é unica e tão somente água. No caso do kart do diagrama no final do post a potencia continua é de 8KW. Além da célula e dos motores há um conversor que alimenta um grupo de supercapacitores que armazenam energia suficiente para um empurrão extra de 20KW durante 10 segundos. Há a possibilidade de emprego de um sistema de recuperação da energia cinética das frenagens que pode gerar um acréscimo momentaneo de 33 KW.
Combustivel.
O combustível é o hidrogenio que pode ser obtido atrávez de paineis solares, usinas eólicas e biomassa, no caso de processo ecologicamente sustentável. No kart em questão o combutível é armazenado num tanque cilindrico a uma pressão de 200 libras num volume de 5 litros. A pressão de trabalho no entanto é de 5,5 libras, obtida atravéz de válvulas reguladoras. Como se trata de um vaso de pressão é necessário que possa suportar pressões muito mais altas que a pressão de trabalho por questões de segurança. Por isso os cilindros são testados a uma pressão de 1100 libras.
Kart eletronico.
Para que os sistemas operem de forma correta é necessário que seja controlado por microcontroladores e atuadores, já que a única coisa mecanica na tração são os 2 motores elétricos de corrente contínua. Por isso, é possível controlar o funcionamento dos dois motores de forma separada.
Estrutura ecológica.
O chassis é de um kart de competição, desenhado sob medida nesse caso, e a carenagem é um dos diferenciais em relação ao que há no mercado. Foi produzida com uma combinação de fibras naturais e uma resina organica especial de tal forma que 70% se constitui de materiais renováveis.
Desempenho.
A potencia continua é de 8KW e máxima de 32KW (sem uso de recuperação da energia das frenagens). Assim o kart pode chegar até a 120 km/h e ir de 0 a 100 em 5 segundos.
Desenvolvimento.
O cabeça da equipe é o designer industrial Ivo Salters de 20 anos de idade. A Universidade de Tecnologia de Delft é a mais antiga do ramo na Holanda. Emprega 500 pessoas e já formou 13000 bacharéis. Colaboraram no projeto as seguintes empresas: Alphatron, ECN, Swagelok, Betronic, NXP, Kombikart Racing Parts B.V., Studio-ID, DSM, Van den Berg Autoschade.
1) tanque de hidrogenio
2) motores de corrente continua
3) célula combustivel
4) supercapacitores
5) chassis
6) carenagem
O projeto inclui não apenas um motor não poluente mas uma carenagem onde 70% é de materiais recicláveis. O grupo forma um team chamado Greenchoice Forze que disputará o campeonato de Fórmula Zero onde competem apenas veículos com tecnologia de emissão zero de poluentes.
A tração do kart é realizada por dois motores elétricos de corrente contínua. Uma interessante novidade dessa configuração é o surgimento de um diferencial virtual pois os motores podem ser controlados separadamente o que resulta em contornar curvas fechadas mais fácilmente.
Geração e emprego de energia.
Uma célula combustivel é uma menbrana de troca de protons onde a passagem de hidrogenio de um lado e oxigenio de outro geram energia elétrica num processo catalítico. A eficiencia de um sistema desses é de aproximadamente 50% enquanto que no motor de combustão interna não chega a 30%. Enquanto nos motores de combustão interna os subprodutos são poluentes, na célula combustivel a hidrogenio o subproduto é unica e tão somente água. No caso do kart do diagrama no final do post a potencia continua é de 8KW. Além da célula e dos motores há um conversor que alimenta um grupo de supercapacitores que armazenam energia suficiente para um empurrão extra de 20KW durante 10 segundos. Há a possibilidade de emprego de um sistema de recuperação da energia cinética das frenagens que pode gerar um acréscimo momentaneo de 33 KW.
Combustivel.
O combustível é o hidrogenio que pode ser obtido atrávez de paineis solares, usinas eólicas e biomassa, no caso de processo ecologicamente sustentável. No kart em questão o combutível é armazenado num tanque cilindrico a uma pressão de 200 libras num volume de 5 litros. A pressão de trabalho no entanto é de 5,5 libras, obtida atravéz de válvulas reguladoras. Como se trata de um vaso de pressão é necessário que possa suportar pressões muito mais altas que a pressão de trabalho por questões de segurança. Por isso os cilindros são testados a uma pressão de 1100 libras.
Kart eletronico.
Para que os sistemas operem de forma correta é necessário que seja controlado por microcontroladores e atuadores, já que a única coisa mecanica na tração são os 2 motores elétricos de corrente contínua. Por isso, é possível controlar o funcionamento dos dois motores de forma separada.
Estrutura ecológica.
O chassis é de um kart de competição, desenhado sob medida nesse caso, e a carenagem é um dos diferenciais em relação ao que há no mercado. Foi produzida com uma combinação de fibras naturais e uma resina organica especial de tal forma que 70% se constitui de materiais renováveis.
Desempenho.
A potencia continua é de 8KW e máxima de 32KW (sem uso de recuperação da energia das frenagens). Assim o kart pode chegar até a 120 km/h e ir de 0 a 100 em 5 segundos.
Desenvolvimento.
O cabeça da equipe é o designer industrial Ivo Salters de 20 anos de idade. A Universidade de Tecnologia de Delft é a mais antiga do ramo na Holanda. Emprega 500 pessoas e já formou 13000 bacharéis. Colaboraram no projeto as seguintes empresas: Alphatron, ECN, Swagelok, Betronic, NXP, Kombikart Racing Parts B.V., Studio-ID, DSM, Van den Berg Autoschade.
1) tanque de hidrogenio
2) motores de corrente continua
3) célula combustivel
4) supercapacitores
5) chassis
6) carenagem
fonte: http://www.formulazero.tudelft.nl/
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