Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro (12)

 fragmentos do livro de Jan Balder e comentários do Amigos Velozes.

No nono capítulo do seu livro, Jan Balder conta a sua participação nas 500 Milhas da Guanabara em 1968, pilotando um BMW em dupla com Pedro Victor de Lamare. A equipe tinha dois carros e o da dupla Chico Landi/Ubaldo Cesar Lolli teve o motor avariado nos treinos e não havia reserva. Assim sendo o motor do carro de Jan foi retirado para ser usado no outro e no lugar deste entrou um standard com a potencia de 125 cv contra os 180 cv do motor preparado que estava no carro. Abaixo, Jan comenta a corrida com o BMW mais ´fraquinho´ da equipe. E depois vai uma frase de um campeão brasileiro que todos conhecem. Tirem as suas próprias conclusões.


Pedro Victor de Lamare largou e, depois de tanta confusão, ficou mais calmo. Na primeira e na segunda volta, ele sinalizou com o dedo o excesso de temperatura; na terceira, caiu o cano lateral do escape. Nosso BMW fazia barulho de “taquara rachada”. Dali para a frente Pedro Victor parou de sinalizar e depois de três voltas se isolou do bolo, o que ajudou o radiador a “tomar mais refresco” nas retas.

Levamos com regularidade e constância o limitado equipamente até o final. Não éramos favoritos e, se recebêssemos a bandeirada final, já seria uma vitória.

Naquele dia, a sorte estava do nosso lado. Assumimos a liderança com a quebra de outros carros, entre eles o Fitti Porsche, que liderou dois terços da prova e estava com nove voltas de vantagem.

Levamos 15 minutos para assumir a ponta e terminamos vitoriosos. Era a primeira conquista de um veículo BMW no Brasil!

Não acreditei quando recebi a bandeira quadriculada. Quando parei, Pedro Victor disse, eufórico: “Choveu na nossa horta!”

Emerson Fittipaldi me carregou em triunfo e chorando, emocionado, disse: “Jan, é o troco daquelas Mil Milhas”.


"À vocês tôdos que assistirem e estão assistindo agora, eu digo que seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, um nível altíssimo ou mais baixo, social, tenha sempre como meta muita força, muita determinação, e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."

Frase de Ayrton Senna da Silva durante uma entrevista de televisão.

Nenhum comentário: