Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

GP da Malásia - chuva resultou em grid inesperado.

Acordei tarde demais. Quando vi a luz do dia já eram 6:00 da manhã. Portanto me baseio no que li na internet. Se a corrida passada já foi surpreendente, esta pode acabar se tornando a corrida do ano.

Nos treinos de sexta os motores Mercedes e Renault ocuparam as primeiras posições sugerindo um possível domínio dessas máquina na prova. Já na classificação a variação da condição climática durante os 3 períodos de classificação alterou totalmente o panorama, mandando para trás pilotos que deveriam estar nas primeiras posições.

Continuam na frente os motores Mercedes e Renault cujas equipes estão com os melhores carros do grid. Mas a Williams andou para frente e a Ferrari lá para o final do grid. Quanto eu cito motores e equipes o faço dentro da lógica comum do automobilismo de que a equipe é o ente a ser destacado em qualquer julgamento. Pois sempre os pilotos que conseguem as melhores performances estão com os melhores carros gerenciados pelas equipes mais competentes. De nada adianta um piloto fenomenal andar numa cadeira elétrica que não lhe dê condições de combater os melhores concorrentes.


Nessa ótica a Red Bull está mostrando nesse início de campeonato que é definitivamente a equipe a ser batida. Na classificação Webber ficou sózinho mais de um segundo à frente de Nico e do seu companheiro Vettel. Não vamos pensar que isso lhe confira algum favoritismo pois esse tempo se deve a uma volta voadora e na corrida as coisas são diferentes. Mas de qualquer forma na tabela de tempos, Webber deixou uma cortina de água à frente de 6 outros pilotos que habitualmente andariam junto com êle.

Sair na pole na chuva tem as suas peculiaridades. Caso Webber faça uma boa largada e não erre na primeira volta, vai ver pelo espelhinho que fora ser a referencia do de trás está também na confortável posição de enxergar o que há na sua frente. Nessas condições é natural concorrente à vitória.

Lá no fim da fila será muito interessante ver o suador que terão os carros da Ferrari para superarem nada menos que 10 carros para assim encostarem no piloto mais criticado da semana, Michael Schumacher. Êste diz que não faz milagres e realmente não é essa a sua profissão. Mostrou que a sua profissão de fato é a pilotagem e vai largar na zona de pontuação. Se as críticas que lhe fizeram tivessem sentido o alemão estaria no meio do grid ou quem sabe mais atrás.

Tanto Barrichello como o seu companheiro subiram no grid em relação à sexta-feira, e mais uma vez digo que a equipe está indo bem, considerando-se óbviamente a vital importância das capacidades dos seus pilôtos.

Ninguem sabe em que condição climática se dará a prova mas, é certo que será uma prova emocionante. E se for na chuva pode ser mais emocionante ainda pois a possibilidade de batidas cresce muito. Lá no final do grid se encontram equipes que sabem que não conseguirão bom desempenho ao lado de outras cjuos pilôtos serão cobrados por performances à altura do que dirigem. Isso vai gerar ultrapassagens logo no início e se for na chuva pode resultar em abandonos também. Vai valer a pena assistir. Abaixo, o grid de largada para a prova de amanhã que começa às 5:00, horário de Brasília.




Nenhum comentário: