Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

GP de Valência F1 - arriba e abajo

Imprevistos tornaram uma corrida que tinha tudo para ser muito chata, uma coisa divertida. Para o público é claro, para Webber e Kovalainen não. A largada foi emocionante com Massa conseguindo não apenas largar bem mas também atacar agressivamente. Webber ao contrário disso andou para trás logo no início. Vettel seguiu na ponta e completou o GP nessa posição. Sorte dêle que o seu companheiro se deu bem mal e assim Vettel diminuiu a diferença para Hamilton. No meu entender isso não faz necessáriamente Vettel candidato ao título pois Hamilton está pílotando muito bem um carro muito bom.

A Red Bull está mostrando que tem carro e pilôto para um bom papel mas não tem tido muita sorte. Vão lamentar no final do ano a colisão entre os dois pilôtos no GP da Turquia.

Logo no início da transmissão apareceram Plácido Domingo e Flávio Briatore devidamente bem acompanhado por conta do bolso que deve estar bem recheado. Ah, estou sendo machista? E o que uma mulher daquelas faz com um cara asqueroso como o Briatore? Até eu sou mais bonito que êle. Não há dúvidas de que Flavio Briatore está procurando emprego e vai acabar encontrando. No meu entender, caso oposto ao de Nelsinho.


Na verdade o momento mais arriscado da prova foi a largada quando Hamilton e Vettel tocaram rodas na primeira volta. Digo momento arriscado pois a situação foi fruto do risco que os pilôtos gostam e precisam correr em determinadas condições de disputa.

Na volta 5 a primeira Lotus abandona a corrida. Mal para um nome que apareceu num GP 500 vêzes contanto com essa corrida de hoje. Porém não é a mesma equipe, não há nenhum Colin Chapman na equipe, é só o nome e nada mais.

Os pneus foram um problema para tôdos e na volta 8 Webber foi para os pits trocar os penus soft pelos hard. Na volta seguinte foi a vêz de Nico Rosberg fazer a mesma coisa. Dava a impressão que a estratégia iria definir tudo. No post anterior eu falei de aderência mas não esperava que a condição fôsse tão intensa.

E aí a estória do GP muda na volta 9. Claramente, Kovalainen desacelerou na frente de Webber, este colidiu na traseira da Lotus e deu um vôo espetacular caindo com as rodas para cima e indo direto para a barreira depois, sem nenhuma forma de controle da situação pois a frente estava inteiramente destruída. A engenharia do cockpit garantiu que não virasse tragédia, coisa que na F1 do passado era muito provável nessas condições. E assim as equipes aproveitaram a chance para irem aos pits.

Na volta 12 Schumi vai aos pits e tem que aguardar o útlimo da fila para sair. Aí já comprometeu a corrida completamente. O safety car permaneceu várias voltas na pista e na volta 16 vem de novo o alemão para trocar novamente os penus. Satisfez condição de regulamento aproveitando o safety car. Não tinha nada a perder pois na verdade já tinha perdido anteriormente.

Na relargada por pouco Vettel não joga tudo no lixo numa travada de rodas ao errar o ponto de frenagem. Sorte dêle que a pista é estreita e Hamilton que vinha muito perto não têve como ultrpassar.

Daí em diante comecei a bocejar na frente da tv. Pista de rua, estreita com sequências de frenagens e reacelerações e sem curvas de alta como em Spa. Resultado, vira trenzinho que vai se abrindo constantemente e correm tôdos uma corrida separada com um na frente e outro atrás.

Hamilton foi penalizado por ultrapassar o safety car e têve que fazer drive thru na volta 27. Mesmo assim voltou em segundo e se manteve nessa condição até o fim. O alemão voltou mais uma vêz aos boxes na volta 37. Não era mesmo o dia dêle. Mas anda muito e marcou a segunda volta mais rápida do dia.

Só no final houve mais um momento emocionante com Sutil ultrapassando Buemi e mais tarde Kobayashi ultrapassando Alonso meio na marra e depois Buemi também. Foi uma belíssima atuação do japonês que é um caso raro de pilôto que não tem dinheiro para bancar o brinquedo mas toca muito. A equipe vibrou.

Final da prova co vitória de Vettel seguido de Hamilton e Button. Aparece na 4a. colocação Rubens Barrichello que soube levar muito bem o carro e acabou sendo beneficiado pelo acidente de Webber e Kovalainen pois a equipe estava muito bem atenta à questão da estratégia. Afinal é a Williams. Vou atualizar o menu de resultados logo mais. a próxima sera Silverstone que retorna ao calendário nesse ano.

Nenhum comentário: