As Red Bull são os carros que devem ocupar o pódium dessa prova de amanha, a julgar pelo show que deram na classificação. Os dois carros estão num autêntico ápice de desempenho. E Vettel deu realmente tudo que tinha no Q3, conquistando a pole com um tempo realmente voador.
As Ferraris não têm chances de ganhar o campeonato mas vão acabar colaborando muito com o título da Red Bull pois são páreo duro para a McLaren. Hamilton, o melhor posicionado dos dois da McLaren, ficou a 0,5s de Alonso e 0,2 de Massa.
Alonso está mais de 1s mais lento que Vettel e isso quer dizer que a Red Bull tem condições de abrir logo no início da prova. Mas o mecanismo de largada das Ferrari mostrou na corrida passada que funciona muito eficientemente. E isso pode trazer uma batalha logo no começo da prova. Resta saber no que dará a estratégia de cada equipe. Nada impede que isso leve Alonso a uma vitória. É preciso lembrar que fazer uma pole fenomenal não é o mesmo que andar nesse forte ritmo até o fim da corrida.
Não deve ser uma corrida sem graça. Sem graça mesmo deve ser a transmissão local que resolveu caracterizar como crime esportivo a presepada da Ferrari. Falaram nessa semana o diabo de Felipe Massa e Fernando Alonso. Aqui no Brasil ficou a impressão de que ninguem mais quer ver F1. E todos esquecem que é a Ferrari que organizou esse jogo de equipe estúpido.
Chamo de estúpido por conta das condições. Ficou muito claro aos olhos de todos que chegar em Massa é uma coisa, mas ultrapassa-lo é muito dificil. Tanto que Alonso só conseguiu isso depois que a equipe ordenou a troca de posições. E Massa tem um contrato com a equipe, é funcionário da Ferrari e recebe ordens. Aliás eu nunca vi em qualquer lugar alguem que é contratado não receber ordens de quem o paga. E na F1 não é diferente disso.
Portanto eu acho exagerado o que dizem de Massa aqui no Brasil por conta das decisões da Ferrari. Se Alonso anda mais, ele que passe o seu companheiro. Me desperta uma curiosidade grande saber como será o desempenho e a conduta de Massa, e a conduta da Ferrari amanhã. Gostaria de saber o que aconteceria se Massa estivesse grudado na traseira de Alonso e torço para que isso se dê, de preferencia por uma distancia de um simples metro.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a diferença entre Rosberg e Schumi que aumentou muito. Não acredito que os carros sejam os mesmos, que tenham os mesmos ajustes e as mesmas configurações. Continuo pensando que o alemão é o cara que testa as mudanças no carro e ao mesmo tempo quem dá a sua colaboração para que Rosberg vá cada vez mais para frente. Não vou estranhar se Rosberg subir no pódium ao menos uma vez nas provas que restam nesse ano.
As Ferraris não têm chances de ganhar o campeonato mas vão acabar colaborando muito com o título da Red Bull pois são páreo duro para a McLaren. Hamilton, o melhor posicionado dos dois da McLaren, ficou a 0,5s de Alonso e 0,2 de Massa.
Alonso está mais de 1s mais lento que Vettel e isso quer dizer que a Red Bull tem condições de abrir logo no início da prova. Mas o mecanismo de largada das Ferrari mostrou na corrida passada que funciona muito eficientemente. E isso pode trazer uma batalha logo no começo da prova. Resta saber no que dará a estratégia de cada equipe. Nada impede que isso leve Alonso a uma vitória. É preciso lembrar que fazer uma pole fenomenal não é o mesmo que andar nesse forte ritmo até o fim da corrida.
Não deve ser uma corrida sem graça. Sem graça mesmo deve ser a transmissão local que resolveu caracterizar como crime esportivo a presepada da Ferrari. Falaram nessa semana o diabo de Felipe Massa e Fernando Alonso. Aqui no Brasil ficou a impressão de que ninguem mais quer ver F1. E todos esquecem que é a Ferrari que organizou esse jogo de equipe estúpido.
Chamo de estúpido por conta das condições. Ficou muito claro aos olhos de todos que chegar em Massa é uma coisa, mas ultrapassa-lo é muito dificil. Tanto que Alonso só conseguiu isso depois que a equipe ordenou a troca de posições. E Massa tem um contrato com a equipe, é funcionário da Ferrari e recebe ordens. Aliás eu nunca vi em qualquer lugar alguem que é contratado não receber ordens de quem o paga. E na F1 não é diferente disso.
Portanto eu acho exagerado o que dizem de Massa aqui no Brasil por conta das decisões da Ferrari. Se Alonso anda mais, ele que passe o seu companheiro. Me desperta uma curiosidade grande saber como será o desempenho e a conduta de Massa, e a conduta da Ferrari amanhã. Gostaria de saber o que aconteceria se Massa estivesse grudado na traseira de Alonso e torço para que isso se dê, de preferencia por uma distancia de um simples metro.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a diferença entre Rosberg e Schumi que aumentou muito. Não acredito que os carros sejam os mesmos, que tenham os mesmos ajustes e as mesmas configurações. Continuo pensando que o alemão é o cara que testa as mudanças no carro e ao mesmo tempo quem dá a sua colaboração para que Rosberg vá cada vez mais para frente. Não vou estranhar se Rosberg subir no pódium ao menos uma vez nas provas que restam nesse ano.
2 comentários:
Zé, se exitisse apenas o campeonato de equipes, seu raciocínio do "contratado" estaria perfeito. O problema é que existe um campeonato de pilotos. O campeonato de pilotos é o grande produto vendido ao público mais amplo da F1. E o público mais amplo é o verdadeiro combutível de um "esporte" movido por patrocinadores. Portanto a atitude me parece um equívoco em termos de esporte e de negócio...
Um abraço.
Márcio
Márcio, desculpe discordar. Há um campeonato de equipes e de pilotos e o grande atrativo sim e o campeonato de pilotos. Mas a idéia de equipe no automobilismo mundial é muito velha. E tambem as arrumações internas em equipes é coisa muito antiga. O que tira a graça da F1 de hoje é que se tornou uma coisa muito profissional, alimentada por enormes quantidades de dinheiro que geram comprometimentos. Na minha opinião Massa ainda vai se sair moralmente bem dessa no futuro. A Ferrari quer reeditar a era Schumcher e garantir o dinheiro do Santander. E aí eu quero saber quem será o piloto que irá para o lugar de Massa quando ele sair, e que resultado vai dar. É uma questão de ponto de vista. Não nego o seu, mas penso um pouco diferente
Postar um comentário