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domingo, 17 de abril de 2011

GP da China - Hamilton vence e aparece no espelhinho da pontuação para Vettel

Assim como num jogo de xadrez as peças que formam o campo de batalha da F1 vão tomando os seus lugares até o checkmate a ser realizado aqui mesmo em São Paulo no Autódromo José Carlos Pace. O mesmo lugar onde ontem tive conversas deliciosas com amigos meus.

Em outro post (aqui neste link) falei de um campeonato dividido entre Vettel e Hamilton. A corrida de hoje mostrou precisamente isso. A mesmo tempo que a Red Bull mostrou que tem um carro sem comentários, que levou Webber da 18a. colocação ao pódio no teceiro lugar, a McLaren, equipe cujo primeiro título foi conquistado nas mãos do nosso grande Emerson Fittipaldi, está no nível de performance da Red Bull e tem também um piloto campeão do mundo que sabe muito bem como pilotar à frente de um garoto revelação.

Vettel perdeu duas posições na largada e no finalzinho da corrida perdeu a liderança para Hamilton. Continua sendo o lider do campeonato mas com Hamilton sendo visto no espelho. Citação que lembra os tempos de Emerson em que diziam ser sinal de problemas ver o carro dele no retrovisor.


Os penus mudaram o panorama das corridas de forma dramática. Agora não apenas estratégias de box podem definir a corrida mas também a classificação e a largada. O que se segue tem enorme importancia, é óbvio, mas largar mal significa ter problemas com os pneus. Muito antigamente quem fazia má classificação tentava tirar a diferença na largada. Às vezes não era possível e aí a corrida se tornava uma tarefa essencialmente de cabeça.

Hoje o carro tem um papel mais profundo no cenário. Prova disso é que ao mesmo tempo que Webber veio vindo de lá do fundão até subir no pódio, Alonso até andou para trás na corrida e ficou dessa vez mais distante ainda de Felipe. O rendimento global da Ferrari não é suficiente para andar como andam as McLaren´s e Red Bull. E os penus entram no computo da performance pois os softs não duram mais nada e as paradas agora são mais curtas.

Em outras palavras, quanto mais atrás estiver na largada, mais carro ainda é preciso ter para ganhar posições. Aparentemente apenas a Red Bull tem um carro assim. E eu diria que a McLaren também. As outras estão começando a surgir como participantes do cenário com chances de disputar entre elas sómente e não ameaçar os ponteiros.

Apesar disso a corrida de hoje mostrou diferenças um pouco menores. É natural que todo mundo vá se ambientando mais ou menos rápido com as condições. Assim, hoje 14 pilôtos terminaram na mesma volta. Nesse grupo apenas um Cosworth esteve presente, pilotado por Rubens. Olhando por esse lado eu diria que se excluíssimos das contas tôdos os Cosworth teríamos um campeonato a ser definido por 18 equipes. É evidente que isso não se refere apenas aos motores, mas os Cosworth equipam hoje justamente os carros de menor performance, Williams inclusa ao menos até o presente momento.

A próxima corrida é na Turquia dia 8 de Maio às 9:00, 7 dias após a data de falecimento de Ayrton. Outra pista com freadas bruscas que todos sabem que consomem pneus. Surgiu uma grande curiosidade de saber o que esse pneus fariam numa pista como Monza e também na pista mais travada do calendário, Mônaco.

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