Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Pole de Vettel em Cingapura. Por mim esse título seria definido amanhã mesmo.

Vettel mandou o sapato outra vez e cravou outra pole incontestável. Atrás dele vem o seu companheiro Webber. Para o meu gosto particular esse título seria definido amanhã com a vitória (inevitável em 2011) de Vettel. Mas estão lá na frente do grid os pilotos que disputam a segunda colocação. E conforme o resultado de amanhã a decisão vai ficar para o Japão.

A razão pela qual eu gostaria que o título fosse decidido amanhã se refere justamente à grande antecipação que Vettel criou nesse ano, tanto que apenas se aguarda o momento de anunciá-lo campeão. Depois de Cingapura há mais 5 provas e se Vettel se tornasse campeão amanhã teríamos mais 5 disputas eletrizantes pelo segundo lugar no campeonato. Seria um tipo de playoff do segundo pelotão. Isso faria as últimas corridas do ano terem a atenção voltada não para o vencedor da prova específicamente mas para as posições de chegada e as disputa concernentes, que possívelmente devem arrancar faísca na pista.

O campeonato desse ano tem uma expectativa a mais que é a pista de Nova Delhi. E no final tem Interlagos onde o clima costuma interferir na disputa. Acho que se isso tudo tivesse a atenção voltada para as disputas em pista entre Alonso, Button, Webber e Hamilton, teríamos algo do tipo um campeonato extra de lambuja no final do ano.

Mas amanhã desde que Webber largue bem, coisa que às vezes falha, vamos ver uma briga de equipes muito bôa com o australiano fazendo as vezes de defensor dos concorrentes mais atrás. Um trabalho estressante para ele porque o melhor seria que ganhasse a corrida ao invéz de ajudar Vettel a fazer isso. Webber está em quarto no campeonato e uma vitória lhe caíria muito bem. Se eu fosse chefe de equipe nas atuais condições, iria pensar na possibilidade de inverter essas posições na corrida para tentar uma vitória de Webber com Vettel em segundo.

A Red Bull será sem dúvida a campeã nesse ano e uma dobradinha que desse mais chances de um segundo lugar para Webber e mais dificuldades para os outros, seria interessante para a equipe. Em outras palavras, vindo amanhã ou no Japão o título de Vettel, acho que depois disso o alemãozinho vai ser convocado a fazer um trabalho extra no final do campeonato, ajudar o seu companheiro a ser segundo.

A questão é que Button, um sério candidato a segundo colocado, está colado ali neles. E acho sinceramente que Webber precisará da ajuda de Vettel nas ultimas corridas para tentar fujir de Button nos pontos. Button está mostrando crescimento na performance nas corridas e pelo visto amanhã promete o mesmo.

Há uma coisa que tem a possibilidade de mudar a história da corrida amanhã. Alguém repetir a performance do Koba hoje na classificação. Se isso acontece do meio para o final da corrida, o que poderia estar definido se transforma em outra largada e possível mudança de estratégia, conforme o panorama das trocas de pneus.

De toda forma, acontecendo o que venha a acontecer, a corrida de amanhã vai gerar definições importantes no campeonato. Até é possivel dizer que a disputa pela segunda colocação desse campeonato pode começar a tomar forma concreta amanhã. E é claro, é bom não esquecer que nisso há muros e zebras.

Um comentário: