Num post anterior, Melbourne - lá será a hora da verdade, eu citei que uma variável que ainda estava na condição de incógnita eram os pneus. E falei que se o pilôto pode abusar mais, também pode aumentar o desgaste. E foi mais ou menos isso que vimos.
Fazer uma comparação da corrida de hoje com a do ano passado é difícil. A de 2008 teve vários abandonos. Num grid de 22 na largada, houve 13 abandonos e uma desclassificação (Rubens). Hoje com grid de 20, abandonaram 7 pilôtos. Olhando para os resultados, em 2008 terminaram a corrida McLaren, BMW, Williams, Renault, nessa ordem. Hoje foi Brawn, McLaren, Toyota, Renault, Williams, Toro Rosso, Force India, BMW, nessa ordem até o décimo colocado. A Ferrari simplesmente abandonou. A Toyota poderia estar no pódium mas o Trulli foi punido. A BMW têve um desfalque que poderia não ter acontecido. A Red Bull estaria ao menos entre os 4 primeiros. A McLaren têve dia de sorte apesar dos problemas do Kovalainen.
Pôsto isso, mais a declaração de Rubens que disse que não contava com o pódium, se pode inferir que a Red Bull tem condição de briga, que a McLaren pode ficar para trás sem a ajuda da sorte e que a Ferrari não se mostra no momento em condições de brigar por vitória e talvez nem por pódium. Assim sendo, entraram na parada a Brawn, a Red Bull, as quais vieram fazer compania à BMW. Nesse cenário tanto a McLaren como a Ferrari não apontam um ano bom. Enfim, as coisas mudaram para valer e quem esteve no páreo da disputa de hoje, na minha opinião são os mesmos que estarão nas próximas etapas. Para isso me baseio nas contas de outro post meu, F1 2009. O que a pré-temporada nos diz?, onde eu sustento que Melbourne é parte de um elenco de 11 circuitos que têm médias de velocidade mais ou menos próximas uma da outra.
Devido ao fato de essa corrida de hoje e a de 2008 terem terminado em condições bem diferentes, o grid de classificação seria uma comparação mais apropriada. Em 2008 a ordem de largada dos 10 primeiros foi:
Hamilton (McLaren), Kubica (BMW), Kovalainen (McLaren), Massa (Ferrari), Heidfeld (BMW), Trulli (Toyota), Rosberg (Williams), Coultard (Red Bull), Glock (Toyota), Vettel (STR).
Esse ano foi:
Button (Brawn), Barrichello (Brawn), Vettel (Red Bull), Kubica (BMW), Rosberg (Williams), Massa (Ferrari), Raikonen (Ferrari), Webber (Red Bull), Heidfeld (BMW), Alonso (Renault).
Nessa comparação a ex-Honda (que apenas mudou de nome e patrocinador) ressurgiu das cinzas, a McLaren andou para trás, a Ferrari também piorou, a Red Bull melhorou, a Renault também, e a única que pôde manter um padrão na classificação e repetí-lo na corrida (na comparação com 2008) foi a BMW. Não fôsse o acidente do Kubica com o Vettel a BMW teria apresentado resultado melhor nesse ano. Finalmente, por enquanto, aquelas que foram mal nos treinos da espanha (Ferrari e McLaren), também não foram bem hoje, com excessão da sorte incrível do Hamilton.
Ainda nas classificações de 2008 e 2009, no ano passado até o nono colocado que foi o Glock a diferença foi de 1,9s para o pole (Hamilton). Nesse ano até o oitavo colocado (Webber) a diferença caiu para 1s. Sem dúvida ficaram mais próximos. E é interessante notar que entre esses oito apenas a Brawn não estava no ano de 2008.
Olhando para tudo isso é possivel prever que BMW, Williams e Toyota serão presença constante durante o ano de 2009 na posições da frente. E poderão ser incomodados pelos concorrentes com mais intensidade que no ano passado pois as diferenças de tempo são menores hoje.
Se não chover na Malaysia já será possivel traçar uma expectativa de performance para o resto da temporada. A pista de Kuala Lumpur é apenas 240 mts mais longa e tem média horária bem próxima de Melbourne. Se não chover a grande variável será o calor e os pneus. No próximo domingo teremos mais um têrmo de avaliação.
Fazer uma comparação da corrida de hoje com a do ano passado é difícil. A de 2008 teve vários abandonos. Num grid de 22 na largada, houve 13 abandonos e uma desclassificação (Rubens). Hoje com grid de 20, abandonaram 7 pilôtos. Olhando para os resultados, em 2008 terminaram a corrida McLaren, BMW, Williams, Renault, nessa ordem. Hoje foi Brawn, McLaren, Toyota, Renault, Williams, Toro Rosso, Force India, BMW, nessa ordem até o décimo colocado. A Ferrari simplesmente abandonou. A Toyota poderia estar no pódium mas o Trulli foi punido. A BMW têve um desfalque que poderia não ter acontecido. A Red Bull estaria ao menos entre os 4 primeiros. A McLaren têve dia de sorte apesar dos problemas do Kovalainen.
Pôsto isso, mais a declaração de Rubens que disse que não contava com o pódium, se pode inferir que a Red Bull tem condição de briga, que a McLaren pode ficar para trás sem a ajuda da sorte e que a Ferrari não se mostra no momento em condições de brigar por vitória e talvez nem por pódium. Assim sendo, entraram na parada a Brawn, a Red Bull, as quais vieram fazer compania à BMW. Nesse cenário tanto a McLaren como a Ferrari não apontam um ano bom. Enfim, as coisas mudaram para valer e quem esteve no páreo da disputa de hoje, na minha opinião são os mesmos que estarão nas próximas etapas. Para isso me baseio nas contas de outro post meu, F1 2009. O que a pré-temporada nos diz?, onde eu sustento que Melbourne é parte de um elenco de 11 circuitos que têm médias de velocidade mais ou menos próximas uma da outra.
Devido ao fato de essa corrida de hoje e a de 2008 terem terminado em condições bem diferentes, o grid de classificação seria uma comparação mais apropriada. Em 2008 a ordem de largada dos 10 primeiros foi:
Hamilton (McLaren), Kubica (BMW), Kovalainen (McLaren), Massa (Ferrari), Heidfeld (BMW), Trulli (Toyota), Rosberg (Williams), Coultard (Red Bull), Glock (Toyota), Vettel (STR).
Esse ano foi:
Button (Brawn), Barrichello (Brawn), Vettel (Red Bull), Kubica (BMW), Rosberg (Williams), Massa (Ferrari), Raikonen (Ferrari), Webber (Red Bull), Heidfeld (BMW), Alonso (Renault).
Nessa comparação a ex-Honda (que apenas mudou de nome e patrocinador) ressurgiu das cinzas, a McLaren andou para trás, a Ferrari também piorou, a Red Bull melhorou, a Renault também, e a única que pôde manter um padrão na classificação e repetí-lo na corrida (na comparação com 2008) foi a BMW. Não fôsse o acidente do Kubica com o Vettel a BMW teria apresentado resultado melhor nesse ano. Finalmente, por enquanto, aquelas que foram mal nos treinos da espanha (Ferrari e McLaren), também não foram bem hoje, com excessão da sorte incrível do Hamilton.
Ainda nas classificações de 2008 e 2009, no ano passado até o nono colocado que foi o Glock a diferença foi de 1,9s para o pole (Hamilton). Nesse ano até o oitavo colocado (Webber) a diferença caiu para 1s. Sem dúvida ficaram mais próximos. E é interessante notar que entre esses oito apenas a Brawn não estava no ano de 2008.
Olhando para tudo isso é possivel prever que BMW, Williams e Toyota serão presença constante durante o ano de 2009 na posições da frente. E poderão ser incomodados pelos concorrentes com mais intensidade que no ano passado pois as diferenças de tempo são menores hoje.
Se não chover na Malaysia já será possivel traçar uma expectativa de performance para o resto da temporada. A pista de Kuala Lumpur é apenas 240 mts mais longa e tem média horária bem próxima de Melbourne. Se não chover a grande variável será o calor e os pneus. No próximo domingo teremos mais um têrmo de avaliação.
Um comentário:
O novo regulamento fez a dança das cadeiras na F-1. Equipes como McLaren desceram enquanto outras como Force India subiram. Uma sumiu sob o fogo em Interlagos, Honda, e uma outra surgiu daquelas cinzas logo onde, no podium.
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