Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Posições trocadas

Uma das sensações mais engraçadas e prazerosas que eu senti na vida foi trocar de lugar com pilotos na pista. Em autódromo eu sempre fui platéia, fosse na arquibancada ou no box. Não pensei em algum dia estar na pista ao mesmo tempo em que do lado de fora estavam pilotos que eu vi correndo muito mais e muito melhor do que eu no autódromo de Interlagos, lá naquele tempo em que ficávamos debruçados na mureta do box para assistir disputas de freada na curva hum. Era por causa deles que eu ia ao autódromo.
No dia da nossa homenagem ao Maneco Combacau foi assim para mim e mais 14 amigos. Eu não estava com vontade de participar porque estava muito cansado e não ía ao kartódromo há um tempão, enquanto os meus amigos estão na ativa disputando campeonato.
Para não fazer o último tempo eu sentei no primeiro kart da fila (não houve sorteio), para fazer os 5 minutos de tomada de tempo sozinho na pista. Assim, consegui só o oitavo tempo. Ao menos daria para brincar um pouco com o pessoal do meio.

no meio do pelotão, ainda em condição de briga

No final foi um desastre porque eu rodei duas vezes e numa delas no bacião fiquei literalmente a 90 graus com a pista.
Mas o cansaço resistente foi combatido com a motivação quando num determinado momento eu vi Maneco e Chiquinho Lameirão andando pela grama da reta, indo para a linha de chegada. Posições trocadas. Eu fazendo de conta que estava pilotando alguma coisa e os dois que receberam bandeira de vitória tantas vezes na pista, estavam lá para dar a bandeira para nós que os assistimos no passado.

à direita da foto, Chiquinho e Maneco

Foi um alívio imenso para mim o momento em que apareceu a placa de última volta pois o gás estava no final. Faltavam só mais 1100 mts para receber a quadriculada do Maneco com o Lameirão ao lado. Mais uma volta e levanto a mão em sinal de gratidão. Acabei em antepenúltimo. A única ultrapassagem que consegui foi sobre o filho do Ângelo Alonso na tangência da hum, depois de várias voltas tirando a diferença de uma reta entre nós, que surgiu na primeira rodada que eu dei.

sózinho na pista, em busca da única ultrapassagem

Uma pena que Anísio Campos tenha chegado quando a corridinha já tinha acabado. Seria um brilho a mais na hora do encerramento.

Mas a imagem do Chiquinho indo para linha de chegada ao lado do Maneco fez a minha mente voltar por um instante algumas décadas atrás quando o via nos boxes de Interlagos. Se ele estivesse de macacão, diria que estava indo para o seu Super V.

fotos: Rafael Heying

Nenhum comentário: